Estudantes do SESI e SENAI recebem formação para o empreendedorismo

13,5 mil alunos de aprendizagem industrial e do Programa Novos Caminhos participam, até dezembro, de atividades que têm o objetivo de despertar para a importância do tema e promover a competência para o empreendedorismo voltado para a inclusão social e geração de oportunidades para o mercado de trabalho

Florianópolis, 18.10.2019 – Até o final do ano, 13,5 mil estudantes do SESI e SENAI em Santa Catarina – dos cursos de Aprendizagem Industrial e do Programa Novos Caminhos – receberão formação em empreendedorismo. A capacitação integra o Programa de Educação Inovadora do SEBRAE e a parceria foi firmada nesta sexta-feira, dia 18, durante a reunião de Diretoria da FIESC.

"Precisamos incluir mais pessoas e empresas na nova economia", diz o presidente da Federação das Indústrias, Mario Cezar de Aguiar. "As entidades da FIESC e o SEBRAE têm uma forte sinergia e podemos ampliar as parcerias para o atendimento do setor empresarial catarinense", acrescenta.

"O acesso ao mundo do trabalho ocorre de várias formas, incluindo o empreendedorismo. Por isso, é importante despertar a consciência empreendedora na geração de profissionais que estão se formando", afirma o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

Conforme o diretor de Educação do SESI e SENAI em Santa Catarina, Claudemir José Bonatto, o propósito "é desenvolver nos jovens a competência para o empreendedorismo voltado para a inclusão social e para a geração de oportunidades no mercado de trabalho, além de despertar para a importância do tema". Os aprendizes participarão de palestra intitulada "Empreendedorismo em dois tempos". Já 550 jovens que integram o Programa Novos Caminhos – eles estão sob a tutela do Estado – participarão de um curso chamado "Crescendo e aprendendo", de 24 horas de duração. As atividades serão realizadas até dezembro.

O superintendente do SEBRAE/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou que as entidades vão buscar a "extensão do convênio para todos os alunos do ensino fundamental do SESI e do ensino técnico do SENAI. O empreendedorismo individual é a nova opção de acesso ao mercado de trabalho, por isso temos que cada vez mais preparar as pessoas a empreender. Precisamos mais empreendedores por opção e não por necessidade", afirmou. Segundo ele, o Brasil possui mais de nove milhões de microempreendedores individuais, sendo que em Santa Catarina são 360 mil. "Mais de 50% das empresas são de microempreendedores individuais", disse.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br