Prefeito de Jaraguá do Sul fala sobre gestão pública em reunião da diretoria da FIESC

Antídio Aleixo Lunelli afirmou que busca levar o modelo de gestão empresarial ao setor público

Florianópolis, 18.10.2019 – O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, apresentou, em palestra à Diretoria da FIESC, os principais resultados de sua gestão à frente do executivo municipal. Fundador do Grupo Lunelli, o prefeito destacou que busca levar o modelo de gestão empresarial para o setor público.

Lunelli fez questão de destacar sua origem humilde, filho de agricultores, de ascendência italiana e que trabalhou na roça até os 17 anos. "Da minha família recebi os verdadeiros princípios de cidadania", disse. Observou que trabalhou como açougueiro e vendedor antes de iniciar o próprio negócio há 38 anos. A empresa se transformou em indústria seis anos mais tarde, quando adquiriu o primeiro tear. O grupo Lunelli produz 1,1 mil toneladas mensais de malhas. Deste volume, 45% é destinado na produção das próprias marcas, o que corresponde a 23 milhões de peças por ano, sendo 1,3 mil peças por coleção. Com 156 unidades fabris, que totalizam 150 mil metros quadrados de área construída, o grupo possui 16 mil clientes ativos.

Ele disse que, quando eleito, encontrou a prefeitura enfrentando os efeitos da crise econômica, com tendência de redução de arrecadação de ICMS (R$ 100 milhões a menos no orçamento), previsão de déficit da ordem de R$ 60 milhões em 2017, falta de manutenção básica nas vias públicas, excesso de burocracia, falta de credibilidade, custo elevado e falta de capacidade para investimentos. Ele diz que adotou cinco pilares na gestão: inovação, transparência, educação, infraestrutura e qualidade de vida. Da experiência empresarial, afirmou ter criado o conselho administrativo já no primeiro mês de mandato. Explicou que reduziu o número de servidores de 4,1 mil para 3,7 mil e obteve economia de 30% de economia nas compras. Segundo Lunelli, a prefeitura obteve um aumento de investimento de R$ 15 milhões em 2017, de R$ 30 milhões em 2018 e expectativa de mais de R$ 100 milhões em 2019.