FIESC homenageia competidores catarinenses de mundial de profissões

Os sete estudantes do SENAI/SC que participaram da 45ª WorldSkills, em Kazan-Rússia, conquistaram medalha de bronze em uma ocupação e medalhas de excelência em outras quatro, contribuindo para que o Brasil chegasse à terceira posição na classificação geral

Florianópolis, 23.9.2019 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) prestou reconhecimento aos sete estudantes do SENAI/SC que disputaram a WorldSkills 2019, o torneio internacional de educação profissional, em agosto, na cidade russa de Kazan. Entre os homenageados estiveram Raissa Marcon e Jean Novak, dupla que conquistou medalha de bronze em Segurança Cibernética. Os catarinenses contribuíram para que o Brasil alcançasse a terceira maior pontuação na classificação geral.

"O desempenho de vocês nos orgulha muito", afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ele destacou a terceira colocação do Brasil como uma vitória, dada a intensidade da preparação das equipes chinesa e russa, que se classificaram na primeira e segunda posições. "A diferença de pontos entre os três países foi pequena", destacou Aguiar. "A preparação e a competição foi um up na formação de vocês", concluiu.

Para o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira, os competidores "representam a excelência da educação". De acordo com ele, os alunos são uma inspiração. Ele lembrou que 40% das matrículas do SENAI/SC são das áreas em que os alunos foram premiados em Kasan.

Além da medalha de bronze conquistada por Raíssa e Jean, os competidores do SENAI/SC obtiveram quatro medalhas de excelência, destinada aos que ficaram acima da média em sua ocupação. A competição envolve estudantes de cursos profissionais. Nas provas, eles devem realizar atividades típicas de cada profissão e são avaliados pelas habilidades, conhecimentos e comportamento demonstrados.

O encontro reuniu os competidores e outros profissionais do SENAI/SC envolvidos na WorldSkills – treinadores, experts (professores que atuam na competição como avaliadores) e intérpretes. Em seus depoimentos, eles falaram o quanto a participação na competição internacional se irradia na instituição ou na família. Rodrigo Campos comentou que no retorno foi procurado pelos colegas professores do SENAI em Palhoça que queriam conhecer experiências ele trouxe e que possam ser aplicadas nas aulas. Ele foi competidor na edição de 2015 (em São Paulo) e se tornou avaliador em 2017 (em Abu Dhabi), trabalho que continuou em 2019.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4673