Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Catarinenses disputam vagas em olimpíadas de Astronomia, Ciências e Matemática

Aluno do SESI SENAI de Itajaí quer garantir vaga na equipe brasileira que disputará duas olimpíadas internacionais de Astronomia; estudantes de Concórdia, Joinville, Brusque e Lages seguem para a segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências; e alunos da EJA de Brusque embarcam para a China em novembro para participar de campeonato mundial de equipes de matemática

Florianópolis, 18.9.2019 – Estudantes das escolas SESI SENAI disputam neste semestre vagas em olimpíadas e competições nacionais e internacionais nas áreas de astronomia, ciências e matemática. O aluno do ensino médio SESI SENAI de Itajaí Josué Marcon, de 17 anos, foi pré-selecionado para disputar vaga nas equipes que representarão o Brasil em 2020 na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês), em Bogotá, na Colômbia, e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O processo conta com provas online até dezembro e seleção presencial em março de 2020.

Josué já ganhou, em outras ocasiões, medalha de ouro e bronze e menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática. Ele também quer competir na Olimpíada de Física. “Eu participo de todas essas competições, porque quando eu chegar à faculdade, terei algo para mostrar. Quero fazer a prova de física para me preparar para o meu futuro profissional e tentar uma bolsa”, conta.

O bom desempenho de estudantes da educação de jovens e adultos do SESI de Brusque na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras garantiu a participação deles na décima edição do Campeonato Mundial de Equipes de Matemática (World Mathematics Team Championship, em inglês). A disputa ocorre de 21 a 25 de novembro, na China.  A competição congrega equipes de vários países para avaliação dos conhecimentos matemáticos dos estudantes da educação básica. 

No dia 28 de setembro, estudantes participam também da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). 

:: Olimpíada Nacional de Ciências

Outros 11 estudantes do SESI SENAI de Concórdia, Joinville, Brusque e Lages também disputam a Olimpíada Nacional de Ciências, destinada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, englobando questões de física, química, biologia e astronomia. A segunda fase ocorre no dia 21 de setembro.

A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã e a Sociedade Astronômica Brasileira. O objetivo é incentivar os estudantes para que internalizem novos conhecimentos da área de ciências exatas.

:: As matrículas para a educação básica (infantil, fundamental e médio) já estão abertas e podem ser feitas nas escolas SESI e SENAI. 

Ensino Médio:
Blumenau
Brusque
Chapecó
Concórdia
Criciúma
Florianópolis
Itajaí
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
São José
São Miguel do Oeste
Tijucas
Tubarão

Ensino fundamental:
Brusque
Criciúma
Lages (NOVO, 1º e 2º ano)
Rio do Sul (até 7º ano)
São Bento do Sul (até 2º ano)
Videira (NOVO, 1º e 2º ano)

Educação Infantil:
Brusque
Criciúma
Joinville
Lages
Orleans
Rio do Sul
São Bento do Sul
Videira
 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.