Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústria de SC de olho em potencial de R$ 17,5 bilhões em negócios na área de defesa

De 27 a 29 de setembro será realizada a SC Expo Defense, na Base Aérea de Florianópolis. A feira vai mostrar as demandas militares e as oportunidades que empresas catarinenses têm para fornecer às Forças Armadas. A abertura do evento contará com a participação do ministro da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva

Florianópolis, 24.9.2019 – A primeira edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, será realizada de 27 a 29 de setembro, na Base Aérea de Florianópolis, para aproximar indústrias das demandas militares. Só em 2018, as licitações e contratos das Forças Armadas somaram R$ 17,5 bilhões, conforme dados do portal da transparência do governo federal. Realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina (CIESC), entidade da FIESC, o evento vai apresentar produtos e novas tecnologias da indústria e projetos estratégicos da Marinha, Exército e Aeronáutica que estão em andamento e orientar as empresas sobre os requisitos para fornecer às Forças. As compras militares vão muito além de armamentos e incluem produtos básicos como alimentos, roupas, calçados, fardamento, mobiliário e eletrodomésticos, por exemplo. Durante a feira serão expostos diversos equipamentos militares como aviões de vários modelos, helicópteros, embarcações, carros blindados, uniformes inteligentes e simuladores de voo. Veja a programação no site scexpodefense.com.br e faça sua inscrição.

“A aproximação entre empresários e Forças Armadas vai possibilitar a troca de conhecimentos de lado a lado. O setor privado pode conhecer melhor as necessidades dos militares. Ao mesmo tempo, vale mostrar a representantes das Forças a qualidade dos produtos oferecidos pela indústria catarinense. Isso é importante para gerar parcerias e negócios", diz o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Além da feira, com estandes de instituições de ensino, startups e indústrias de médio e grande porte de segmentos variados (metalmecânico, têxtil, de tecnologia, entre outros), o evento terá uma série de painéis na programação técnica paralela.

A abertura será no dia 27, às 10 horas, com a presença do Ministro da Defesa, o general do Exército, Fernando Azevedo e Silva. A programação inclui ainda a apresentação de projetos estratégicos de defesa, painel sobre internacionalização de empresas e atração de investimentos, discussão sobre o potencial da indústria de defesa brasileira e palestra sobre a economia do mar como instrumento de desenvolvimento do País.

A criação da SC Expo Defense é reflexo direto do trabalho do Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina (COMDEFESA), criado pela FIESC em 2016 para aproximar a indústria catarinense das Forças Armadas e promover oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor. Em três anos já foram realizadas 59 reuniões entre setores industriais e órgãos militares. “Não existe defesa nacional sem a participação da indústria local”, diz o presidente do COMDEFESA, Cesar Olsen.

Base Aérea Portões Abertos: No domingo, dia 29, em paralelo à Expo Defense será realizada a Base Aérea Portões Abertos, das 9h às 17h. No evento, que é gratuito e aberto ao público, haverá exposição de aeronaves civis, da Força Aérea e da Marinha, carros de combate do Exército e embarcações. Saiba mais aqui

A SC Expo Defense é realizada pelo CIESC e pela Base Aérea de Florianópolis, com patrocínio Esmeralda de SESI e SENAI; Ouro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), MACJee e RedTech Security; Prata do BRDE e Weg; Bronze da Altenburg, BNPetro Biofuel, Clemar Engenharia, Dígitro, Hydro, Librelato e Samaiait. Apoiam a iniciativa: Marinha, Exército, Aeronáutica, Ministério da Defesa, Governo Federal, FIESC, Comdefesa, Abimde, Simde, Sisdia, Acate, Certi, Sebrae, UFSC, Abimaq, STR Ferramentaria e Prefeitura de Florianópolis.  

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.