No Innovation Summit, FIESC expõe soluções para a indústria

Presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, destaca que a inovação é uma das quatro bandeiras adotadas pela entidade. Ele participou da abertura do evento, na noite desta segunda-feira (12), em Florianópolis, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes

As soluções que a FIESC e suas entidades (SESI, SENAI e IEL) oferecem para a indústria em inovação, educação e saúde e qualidade de vida estão em exposição no Innovation Summit Brasil 2019, evento que ocorre de 12 a 14 de agosto, em Florianópolis, com o apoio da Federação. A iniciativa integra a programação do Floripa Conecta, que vai até o dia 18 de agosto, com uma série de ações ligadas à economia criativa. O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, participou da abertura oficial do Innovation, na noite desta segunda-feira (12), com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Aguiar salienta que a inovação é uma das quatro bandeiras adotadas pela atual gestão da entidade, ao lado da internacionalização, infraestrutura e inclusão de pessoas e empresas na nova economia. “Os eventos que estão sendo realizados estão em linha com nosso objetivo de inserir cada vez mais a indústria catarinense no ecossistema de inovação e de aproximar empresas tradicionais de startups, numa ação sinérgica que beneficiará Santa Catarina”, afirma. “Empresas inovadoras são competitivas, geram melhores postos de trabalho e ajudam a desenvolver pessoas, a economia e o estado”, completa.

No início de sua palestra, o ministro disse que é muito ligado ao Sistema S e que estudou no SESI e no SENAI. Ele defendeu a realização do ensino profissionalizante junto com o ensino médio. Na opinião dele, dessa forma é possível ajudar os jovens a terem uma profissão. Ele também apresentou a estrutura atual do Ministério e ações que estão em curso com o uso da tecnologia para reduzir o tempo de resposta às demandas. “A ciência e a tecnologia são o caminho para a geração de riquezas. É o que vai comandar o futuro. É o melhor investimento que podemos fazer no país”, afirmou.

Para o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, a série de eventos é um marco para a economia criativa do estado. “Os eventos evidenciam as boas iniciativas que estão surgindo em Santa Catarina e que contribuem para o surgimento de novas ideias”, destaca Fiates.

Com tema central “ecossistemas de inovação: criativos, conectados e competitivos”, o Innovation Summit tem o objetivo de apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador e reunir diferentes agentes para fortalecer a capacidade de inovação e a competitividade da economia. Outra ação para interessados em tecnologia e empreendedorismo é o Startup Summit. A iniciativa, que prevê o fortalecimento de startups e uma série de atividades para o setor, ocorre entre os dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

Ações da FIESC na área de inovação: A linha de frente da atuação da FIESC está nos institutos do SENAI em Processamento a Laser e em Sistemas de Manufatura e em Sistemas Embarcados e no Centro SESI em Saúde e Segurança do Trabalho. Integrando uma rede nacional de institutos da área, preveem, entre suas atividades, apoio laboratorial para prototipagem, serviços tecnológicos de alta complexidade e alto valor agregado, transferência tecnológica, ecossistema de inovação para desenvolvimento de novos produtos e consultoria e treinamento.

Além da FIESC, o Floripa Conecta é realizado por ACATE, ACIF, CDL, FIESC, SEBRAE/SC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.