Floripa Conecta promove economia criativa e tecnologia em agosto

FIESC é uma das realizadoras da iniciativa que, entre os dias 9 e 18 de agosto, propõe calendário de eventos e ações que têm entre seus objetivos promover a inovação

Florianópolis, 07.8.2019 – Uma série de eventos deve colocar Florianópolis no centro da economia criativa entre os dias 9 e 18 de agosto. O Floripa Conecta vai reunir 20 eventos de tecnologia, gastronomia, games, design, marketing, música, artes plásticas, empreendedorismo e turismo. A FIESC é uma das realizadoras da iniciativa.

::: Confira o site do Floripa Conecta

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembra que a inovação é uma das quatro bandeiras adotadas pela atual gestão da entidade, ao lado da internacionalização, infraestrutura e inclusão de pessoas e empresas na nova economia. “O evento está em linha com nosso objetivo de inserir cada vez mais a indústria catarinense no ecossistema de inovação e de aproximar empresas tradicionais de startups, numa ação sinérgica que beneficiará Santa Catarina”, afirma Aguiar. “Empresas inovadoras são competitivas, geram melhores postos de trabalho e ajudam a desenvolver pessoas, a economia e o estado”, completa.

Para o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, a série de eventos será um marco para a economia criativa do estado. “Os eventos vão evidenciar as boas iniciativas que estão surgindo em Santa Catarina e contribuir para o surgimento de novas ideias”, destaca Fiates. “Será um movimento, uma conexão entre diversas iniciativas públicas e privadas, capaz de cativar os moradores e de atrair turistas”, diz Marcelo Bohrer, coordenador-geral do Floripa Conecta. A projeção é de pelo menos 65 mil pessoas participando.

Além da FIESC, o Floripa Conecta é realizado por ACATE, ACIF, CDL, FIESC, SEBRAE/SC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Eventos de tecnologia na programação

Um dos destaques do Floripa Conecta é o Innovation Summit Brasil 2019, que ocorre entre os dias 12 e 14 de agosto. Com tema central “ecossistemas de inovação: criativos, conectados e competitivos”, o Innovation Summit ocorre no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, na SC-401. O evento tem o objetivo de apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador e reunir diferentes agentes para fortalecer a capacidade de inovação e a competitividade da economia. Inscrições e outras informações no site do Innovation Summit Brasil 2019.

Outra ação para interessados em tecnologia e empreendedorismo é o Startup Summit. A iniciativa, que prevê o fortalecimento de startups e uma série de atividades para o setor, ocorre entre os dias 15 e 16 de agosto, também no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira. Inscrições e outras informações no portal do Startup Summit

Ações da FIESC na área de inovação
A linha de frente da atuação da FIESC está nos institutos do SENAI em Processamento a Laser e em Sistemas de Manufatura e em Sistemas Embarcados e no Centro SESI em Saúde e Segurança do Trabalho. Integrando uma rede nacional de institutos da área, preveem, entre suas atividades, apoio laboratorial para prototipagem, serviços tecnológicos de alta complexidade e alto valor agregado, transferência tecnológica, ecossistema de inovação para desenvolvimento de novos produtos e consultoria e treinamento.

::: Saiba o que mais a FIESC pode fazer pela sua indústria.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também atua focado no apoio à inovação industrial, com atividades de captação de recursos e apoio à gestão da inovação, além de promover a articulação das empresas com os inúmeros atores do ecossistema de inovação. Há ainda os sete institutos de tecnologia do SENAI focados na prestação de serviços de metrologia e em consultorias e também contribuem para o desenvolvimento de projetos inovadores. A educação profissional, ofertada pelo SENAI, e a educação básica, fornecida pelo SESI, também têm como premissas o desenvolvimento da cultura e de competências para a inovação. Os programas de educação maker, mantidos pelo SESI, com 13 unidades em todo o estado de Santa Catarina, são exemplos dessa proposta de ação.

Floripa Conecta
Quando: 09 a 18 de agosto
Onde: Florianópolis-SC
Realização: ACATE, ACIF, CDL, FIESC, SEBRAE/SC, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Florianópolis