Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Na Rússia, catarinenses participam de torneio mundial de educação profissional

Jovens de São Bento do Sul, Blumenau e Florianópolis integram a delegação brasileira que vai participar do WorldSkills Competition, em Kazan, de 22 a 27 de agosto

Florianópolis, 20.08.2019 – Nove estudantes catarinenses estão em Kazan, na Rússia, para participar da WorldSkills Competition, torneio mundial de educação profissional. Eles se unem a outros 54 estudantes brasileiros que representarão o país na competição, na qual precisam demonstrar competências e habilidades em atividades típicas de cada profissão.

:::: Acompanhe a cobertura no Facebook, Twitter e LinkedIN da FIESC e nas redes sociais do SENAI. 

Allan Scholze (São Bento do Sul, em Fresagem CNC), Eduardo Hermann (Blumenau, em Gestão de Sistemas de Redes TI), Gabriele Raiser (Blumenau, em Vitrinismo), Gabriel Hoffmann (Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Gabriel Ribeiro (Blumenau, em Soluções de Software para Negócios) e a dupla Raissa Marcon e Jean Carlos Novak (Florianópolis, em Segurança Cibernética) compõem a maior delegação que o SENAI/SC já enviou ao evento. Além deles, duas estudantes do SENAC integrarão o time: Isadora Berti Guedes Pereira (Tubarão) competirá em Estética e Bem-estar e Jéssica Cristina de Campos (Rio do Sul), em Floricultura.

:::: Quais os grandes diferenciais dos estudantes do SENAI/SC na WorldSkills?

A delegação brasileira, que possui jovens de 12 estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi campeão em 2015, quando o torneio ocorreu em São Paulo. Dois anos depois, o país manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Os catarinenses conquistaram uma medalha de ouro em Polimecânica e quatro medalhas de excelência. “Temos uma educação profissional de excelência, por isso obtemos ótimos resultados em competições educacionais. Nossas escolas formam profissionais conectados ao novo mundo do trabalho, prontos para ajudar a indústria a enfrentar esse mundo cada vez mais globalizado”, lembra o diretor-regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. 

Além do ouro em Polimecânica, os brasileiros conquistaram medalhas de ouro em Mecatrônica, Eletricidade Industrial, Manufatura Integrada, Tornearia CNC, Automação, Escultura em Pedra e Tecnologia de Mídia Impressa, além de medalhas de prata, bronze e certificados de excelência. Também são tradicionais as equipes da Coreia do Sul, Alemanha, China, Suíça, França, Suécia e a anfitriã, Rússia, que evoluiu nos últimos anos, com o treinamento realizado pelo SENAI em intercâmbios que antecederam a competição.  

EXCELÊNCIA – A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 em prol do desenvolvimento das ocupações técnicas. Nas provas, realizadas durante quatro dias, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas individuais e coletivas em profissões da indústria, do comércio e do setor de serviços. O torneio também indica a qualidade da educação profissional dos países participantes. 

O SENAI é a instituição brasileira associada à entidade internacional. “Seguramente, é uma boa escolha na construção do projeto de vida do jovem brasileiro buscar uma formação técnica em instituições como o SENAI. A educação profissional abre portas para o mercado de trabalho, potencializa a conquista do primeiro emprego”, reforça o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 

Antes de embarcar para Kazan, em 18 de agosto, os competidores ainda têm rigoroso treinamento pela frente. Nos dias 7, 8 e 9, todo o grupo se reunirá em Brasília para uma imersão com o tema “Superação de uma equipe de alta performance”. Entre outras atividades, os competidores vão participar de jogos interativos para integração da equipe e terão palestra de Paulo Storani, consultor de operações especiais e preparador dos atores policiais do filme Tropa de Elite e Tropa de Elite II. 

Durante a imersão, eles também vão receber orientações sobre a cultura na Rússia, como lidar com a diferença do fuso horário e discutir aspectos de cada uma das ocupações com os intérpretes e especialistas que os acompanharão durante a competição. “O objetivo é integrar, construir um sentimento de equipe para o time estar coeso e realizar atividades de superação e concentração”, explica o delegado técnico do Brasil na WorldSkills, José Luis Gonçalves Leitão, especialista do SENAI. 

Os competidores da WorldSkills são estudantes de cursos técnicos e jovens profissionais de até 25 anos de idade. Entre as ocupações estão Automação Industrial, Eletrônica, Tecnologia da Moda, Confeitaria, entre outras. Cada uma das modalidades tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.


Com informações da Agência CNI de Notícias


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.