Estudantes de robótica do SESI/SC querem garantir presença nos mundiais da FLL

Classificados na etapa estadual, eles disputam a fase nacional neste final de semana, em Curitiba, de olho nas vagas dos mundiais que serão realizados nos Estados Unidos, Hungria e Estônia

Florianópolis, 15.3.2018 – As melhores equipes de robótica de todo o Brasil participam, em Curitiba, de 16 a 18 de março, do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League. Ao todo, são 83 times de escolas públicas e particulares, formados por estudantes de 9 a 16 anos. Entre eles estão quatro equipes do SESI/SC, entidade da FIESC. As vagas na maior competição de robótica do País, organizada pelo SESI Nacional, foram conquistadas em seletivas regionais, realizadas em 11 estados e no Distrito Federal. O Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), localizado no Jardim Botânico, sediará a disputa. A visitação é gratuita.

Acesse o site do Torneio de Robótica e saiba tudo sobre a competição.

Ao todo, 24 estudantes do SESI/SC das cidades de Concórdia, Criciúma, Joinville e São Miguel do Oeste, que compõem os times AroRobots, Carvoeiros Robots, Sunrise e Legacy, participam da competição. “A FLL transforma a vida de todos os envolvidos, tanto emocionalmente como intelectualmente. Somos felizes e gratos por ter a oportunidade de participar deste evento”, comenta a estudante Adrieli Fernanda de Brito, integrante do time AgroRobots, de Concórdia.

Para Aisha Lorenzini Branco Dias, o torneio de robótica é uma oportunidade para fazer amizades. “Minhas expectativas são de sair de lá com novos amigos, conhecimento e muita experiência”, diz a jovem de 12 anos.

Na temporada atual – Hydro dynamics – o desafio dos estudantes foi pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um problema que atinge milhões de brasileiros e é também uma preocupação mundial: a água. As pesquisas e soluções abordam temas desde como encontrar, transportar, usar ou descartar o líquido. Até o ano de 2030, a população mundial alcançará 8,3 bilhões de pessoas e a demanda por água crescerá em 30% no mesmo período. Além disso, estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que cerca de 1,8 bilhão de pessoas viverão em áreas de grave escassez hídrica até o ano de 2025.

As tarefas - Entre as atividades propostas no torneio está o Desafio do Robô. Nele, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para realizar as tarefas, o robô pode navegar, capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Pode ser algo como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação.

Os times que tiverem o melhor desempenho na etapa nacional vão se classificar para torneios internacionais de robótica nos Estados Unidos, Hungria e Estônia.

TORNEIO NACIONAL DE TOBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
Horário de visitação:
16/03 – sexta-feira (14h às 18h)
17/03 – sábado (9hàs 17h)
18/03 – domingo (9h às 18h)
ENTRADA GRATUITA

Com informações da Agência de Notícias CNI.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244