Com apoio da FIESC, Balneário Camboriú vai ampliar a testagem da população

Prefeitura passa a utilizar software desenvolvido pelo SESI, o Coronadados, para monitorar a saúde dos trabalhadores do setor produtivo; objetivo é manter o funcionamento da economia com mais segurança

Balneário Camboriú, 23.06.2020 – A Federação das Indústrias (FIESC) firmou parceria com a prefeitura de Balneário Camboriú para monitorar e testar trabalhadores dos diversos setores produtivos da cidade. Com o uso da tecnologia, será possível ampliar a testagem da população, para manter a economia em atividade com mais segurança, e monitorar a evolução do vírus. O software chamado Coronadados chegará às empresas por meio das entidades de classe que conheceram a iniciativa no sábado, dia 20. A expectativa é monitorar cerca de 30 mil trabalhadores.

::: Saiba mais sobre o Protocolo Corona.

O software gratuito será instalado nas empresas associadas às entidades de classe. Os funcionários serão cadastrados e responderão diariamente se apresentam ou não sintomas em mensagens enviadas à assistente virtual Cora, por meio de um número de Whatsapp ou do Telegram. Líderes das equipes podem checar no sistema se os colaboradores já responderam à pesquisa e, assim, ampliar o engajamento com a ferramenta. O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o chamado “achatamento” da curva de contaminação. “É uma grande parceria de monitoramento para que a cidade possa ter um ambiente seguro para continuar com as atividades econômicas", ressaltou a gerente-executiva do SESI SENAI, na Foz do Rio Itajaí, Syntia Sorgato.

A ideia é manter o setor produtivo atuando de maneira segura e evitar a contaminação do vírus. “Já estamos testando todos idosos sintomáticos da cidade. Agora, com a parceria da FIESC, vamos poder monitorar os trabalhadores e agir logo nos primeiros sintomas, testando e tomando todas providências necessárias para isolar e tratar os positivos", explicou o prefeito Fabricio Oliveira. Durante essa semana os servidores das entidades passarão por treinamento para que possam orientar as empresas a fazer a adesão do software. “Com essa ação, deveremos diminuir a velocidade da transmissão do vírus", destacou.

A plataforma emitirá dados diários sobre o bem-estar dos monitorados, que serão compartilhados com as equipes de saúde. "Nós achamos a ferramenta sensacional e vamos colocar todo nosso quadro funcional a disposição para fazer com que todas as empresas associadas passem a utilizar o Coronadados", disse Maria Piassaia, presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc).

::: O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, explica como funciona o Protocolo Corona. Assista:

O protocolo conta ainda com a adoção de ferramentas, sistemas e soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação para promover o monitoramento, rastreamento, análise e ação para isolar os infectados, preservar os não-infectados e manter o controle da pandemia.

Com informações da assessoria regional da FIESC Midia Press

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina