Projetos de alunos do SENAI trazem soluções inovadoras para a sociedade

Mostra Inova integra programação do Mundo SENAI, evento que abre as portas das unidades do SENAI para oferecer palestras, oficinas e visitas guiadas à comunidade; no sábado (16), FIESC promove o workshop Conexão Jovem
Imprimir
  • Robô guia desenvolvido por estudantes e professores do SENAI em Luzerna

Florianópolis, 13.9.2016 – Um robô guia, um drone que faz entregas à curta distância e ferramentas da manutenção automotiva para pessoas com deficiência visual são alguns dos projetos da Mostra Inova, que o SENAI apresenta em São José. A exposição integra programação local do Mundo SENAI, evento promovido em todas as unidades do Estado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de setembro) para apresentar à comunidade oportunidades de carreira na indústria. O SENAI/SC é uma entidade da FIESC. 

Os projetos, desenvolvidos por professores e estudantes do SENAI em todo o Estado, visam a otimizar processos e melhorar a vida da comunidade. É o caso do robô guia, produzido em Luzerna, que substitui, por exemplo, um tutor em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para acompanhar pessoas com deficiência. Basta instalar um aplicativo no celular. No caso das pessoas com deficiência visual, o robô emite som e o aplicativo do celular é capaz de identificar por meio de sensores se a pessoa está desviando o percurso. 

As ferramentas de manutenção automotiva foram adaptadas para pessoas com deficiência pelo professor Teófilo Manoel da Silva Junior. Ele adequou os equipamentos do laboratório para que um dos seus alunos, Lucas Silva, pudesse colocar em prática os conhecimentos teóricos que adquiriu nas aulas. Há também um projeto voltado para a moda inclusiva, que cria roupas para pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Os projetos concorrem nas categorias Tecnologias Industriais (Produto Inovador), Tecnologias Industriais (Processo Inovador) e Tecnologias Inclusivas. Os melhores de cada categoria podem se classificar para a mostra nacional, que será realizada em 2018. 

Para as pessoas que gostam de tecnologia, o Mundo SENAI também é o espaço certo. Os visitantes poderão conferir demonstrações de uso dos mais modernos equipamentos e máquinas do mercado em diversas ocupações. Além disso, poderão participar de minicursos e ter contato com tecnologias usadas em sala de aula.

Entre os projetos desenvolvidos por estudantes que serão expostos no Mundo SENAI estão os chamados “projetos integradores”, que consistem em trabalhos realizados em parceria com indústrias, visando fortalecer o elo entre academia e mundo do trabalho. 

Em Tubarão, o Mundo SENAI ocorre nos dias 13 e 14 de setembro. Já em São Miguel do Oeste, o evento será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. Confira no site os endereços e a programação do evento em cada unidade.

Projetos da Mostra Inova

- Adequação de ferramentas da manutenção automotiva para pessoas com deficiência visual
- Toalha fácil (sistema de vending machine para toalhas em resorts)
- Robô guia para orientar pessoas com deficiência
- Sistema unificado de tratamento de ameaças (firewall baseado em uma plataforma open source de baixo custo e fácil utilização)
- Drone for industry 4.0 (drone para entregas de curta distância)
- DAP 3D (método para controle da densidade de materiais na indústria)
- Barra de cereal funcional e nutricêutica (com aproveitamento de sobras de maçã e de pescado)
- Pó para preparo de bebida a base de colágeno e mirtilo
- Atomizador High Tech (otimiza do processo de secagem de argilas)
- Roupas adaptadas para diversos tipos de deficiências, síndromes e necessidades especiais

Conexão Jovem – Já para o sábado, 4 mil jovens são esperados para participar do workshop Conexão Jovem 2017 realizado pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação. Serão 16 eventos simultâneos nas cidades-sede das vice-presidências da FIESC, organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários. Em Florianópolis, o encontro será realizado na ACATE (SC-401, Km 04, s/n - Saco Grande), das 8h às 12 horas.

Clique aqui e faça a sua inscrição. 
 

O principal desafio é vincular o ensino aos anseios dos estudantes que não enxergam sentido naquilo que estão aprendendo. Estudos mostram que os principais motivos da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.  

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina