Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Presidente da FIESC participa do Congresso Catarinense de Saneamento

Entidade acompanha 26 obras do setor que estão em execução no Estado. Glauco José Côrte participou da abertura do Concasan, iniciativa da Casan, que reúne cerca de 2 mil profissionais, em Florianópolis



Florianópolis, 31.8.2017 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, participou da abertura do Congresso Catarinense de Saneamento (Concasan), promovido pela Casan, nesta quinta e sexta-feira (31/8 e 1/9), em Florianópolis, com a presença de cerca de 2 mil profissionais. Por meio da ferramenta Monitora FIESC, a instituição acompanha 26 obras de saneamento em execução no Estado. Segundo dados apresentados no Congresso, quase 20% da população brasileira não recebe água tratada e quase 100 milhões de pessoas não têm acesso à rede de coleta e tratamento de esgoto no País. 

“Saneamento básico é saúde pública. Cada real investido em saneamento se economiza R$ 4,30 em saúde. O Congresso marca uma data histórica para a saúde e a qualidade de vida de Santa Catarina. É uma pauta que, muitas vezes, é tratada sem conhecimento técnico e provoca muitos debates”, disse o presidente da Casan, Valter Gallina. Segundo ele, há sete anos Santa Catarina ocupava a 24ª posição nacional em coleta e tratamento de esgoto. “Com planejamento e investimento estamos revertendo e vamos fechar 2017 na 13ª colocação. Uma posição ainda incômoda, mas que mostra um avanço de dez posições em uma década”, afirmou, salientando que a concessionária está realizando obras em todo o Estado e investindo R$ 2 bilhões. 

O governador Raimundo Colombo disse que o saneamento tem desafios importantes. “O primeiro é o da compreensão da importância dele para a sociedade. É uma atividade que exige capital intensivo e aplica somas vultosas para ter resultados. A implantação do saneamento é complexa”, disse, lembrando que para fazer obra é preciso mexer nas ruas, o que gera transtornos. “Há uma dificuldade de apresentar o programa para a própria sociedade. Mas a sociedade tem evoluído muito na questão de saúde”, completou.

O Concasan, que traz como tema principal a importância de tratar a água, recebe palestrantes referência no setor, como o professor da Universidade da Califórnia, George Tchobanoglous, especialista em reuso potável da água. Também estão na pauta debates sobre tecnologias avançadas de esgoto, balneabilidade e gestão de recursos hídricos.
 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.