Movimento da FIESC será apresentado ao ministro da Educação

Renato Janine Ribeiro acompanhará nesta quinta-feira, dia 23, implantação da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação, em Joinville

Florianópolis, 21.7.2015 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, receberá nesta quinta-feira, dia 23, em Joinville, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Côrte apresentará ao ministro o Movimento A Indústria pela Educação, iniciativa que mobiliza o setor industrial a investir na qualificação dos seus trabalhadores. Na ocasião, a FIESC implanta a Câmara Regional do Movimento. O evento será realizado no SENAI Norte, Rua Arno Waldemar Döhler, Joinville, a partir das 9 horas.

Criado em 2012, o Movimento a Indústria Pela Educação tem o propósito de mobilizar, articular e influenciar a indústria, o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade do ensino. O Movimento reúne representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e laborais, dos setores educacionais, da sociedade civil, do poder público e da iniciativa privada comprometidos com a causa.

Impulsionadas pela iniciativa, as entidades da FIESC registraram 877 mil matrículas no triênio 2012-2014 em serviços educacionais. Mais de 2,2 mil indústrias e apoiadores já aderiram ao Movimento que tem dois grandes desafios pela frente: todo o trabalhador da indústria ter a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional adequada a sua função.

Além do presidente da FIESC, participarão do encontro com o ministro: o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o prefeito de Joinville, Udo Döhler; a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider; e o reitor do Instituto Federal Catarinense, Francisco José Montório Sobral.

Câmaras Regionais - Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras Regionais contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.

Sobre o ministro:
Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. É professor titular de Ética e Filosofia Política da USP. Foi secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1999-2001) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Desde o dia 6 de abril responde pelo Ministério da Educação.

Serviço:
Visita Ministro da Educação