Em Penha, Côrte conversa com professores sobre desafios da educação

Evento ocorreu na Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, no município de Penha, na tarde desta segunda-feira (20)

Penha, 20.7.2015 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, atendeu nesta segunda-feira (20) ao convite da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, em Penha,  e conversou com seus professores. Em sua fala, Côrte destacou que sem educação de qualidade, não haverá crescimento sustentável. “É por isso que educação é o novo nome do desenvolvimento”, disse, citando mote do Movimento A Indústria pela Educação, e lembrando que um aluno de 15 anos no Brasil tem o conhecimento de um chinês de 10 anos.

No encontro, o presidente da FIESC lembrou que, de acordo com pesquisa da Fundação Lemann, 72% dos professores afirmam que “ver o aluno aprendendo é o que mais faz brilhar os olhos”. Entre as questões que precisam ser tratadas com urgência estão a falta de acompanhamento psicológico para os alunos que precisam e a indisciplina dos alunos. A defasagem de aprendizado também aparece na pesquisa como um entrave para a melhoria da educação.

A pesquisa mostra ainda que os professores acreditam que escola e famílias precisam ter um diálogo próximo, o que reforça a importância de ações nesse sentido, como a campanha Pais pela Educação, promovida pelas entidades da FIESC.

Côrte também destacou as ações do Movimento A Indústria pela Educação, liderado pela FIESC e criado como resposta aos indicadores educacionais do Estado. “Embora Santa Catarina esteja à frente de outros Estados brasileiros, leva desvantagem em relação a outros Países com os quais a indústria catarinense compete”, afirmou, acrescentando que por isso a educação ocupa posição privilegiada no mapa estratégico da FIESC. O Movimento já superou as 2,2 mil adesões, principalmente de indústrias, e agora cresce no sentido de se transformar em Movimento Santa Catarina pela Educação, com envolvimento de todos os atores ligados ao tema.

Com resgate de documentos antigos, inclusive um carimbo na caderneta dela, dos tempos de infância, a diretora da escola, Maria do Carmo Ramos Krieger, homenageou o presidente da FIESC e o pai dele, José Vieira Côrte, que foi inspetor escolar, com passagem por Brusque, onde a diretora cresceu. Ela também lembrou que antes de virar dirigente empresarial, Glauco José Côrte foi professor.

Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br