Blumenau ganha Câmara Regional de Educação da FIESC

Grupo de trabalho será integrado por empresários, representantes dos sindicatos industriais e dos trabalhadores e dos setores de educação da rede pública

Blumenau, 20.7.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) implantou nesta segunda-feira (20), em Blumenau, a Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação. A ação visa a promover o debate e apresentar propostas para melhorar os indicadores educacionais em todas as regiões do Estado. A Câmara de Blumenau é a oitava da FIESC, que já constituiu os grupos de trabalho em São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, São José, Lages e Criciúma.

“Abraçamos a causa da educação para melhorar o nível de escolaridade. Não temos uma boa colocação nos rankings internacionais. Na comparação com Estados Unidos, nosso trabalhador produz cinco vezes menos”, disse o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ressalvando, contudo, que  fatores como equipamentos e condições do trabalho também influenciam a produtividade. Ao investir na educação, as empresas ganham produtividade e capacidade de promover a inovação. “Isso é bom para a empresa, mas não só para ela. Quando a indústria é competitiva, ela expande vagas e remunera melhor o trabalhador”, acrescentou.

O vice-presidente regional da FIESC, Ronaldo Baumgarten, que vai coordenar os trabalho da Câmara em Blumenau, disse que tem grandes expectativas com o trabalho. “Eu espero que daqui saiam grandes ideias. Mas, não só ideias, grandes realizações, para que a educação realmente retome a sua velocidade e retome sua qualidade. A indústria só é uma indústria com as pessoas que fazem ela. Uma cidade só é uma cidade com seus cidadãos. Nosso objetivo é transformar pessoas em grandes cidadãos”, disse.

A formatação da Câmara foi um dos diferenciais da iniciativa destacados pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, salientando que participam a indústria, o poder público e demais atores ligados à educação. “Somos todos um lado só: o do desenvolvimento efetivo da educação”, afirmou.

A implantação das Câmaras Regionais amplia a estrutura do Conselho de Governança do Movimento A Indústria pela Educação. O objetivo é aproximar o grupo da realidade educacional de cada município. Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contam com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos industriais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem.