Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Sustentabilidade e negócios são temas de workshop em Joinville

Encontro realizado na noite desta quinta-feira (10) teve apresentações de representantes da GM, CEBDS, SESI/SC e BSI Group

Florianópolis, 11.8.2017 – Gestores, líderes de processos, técnicos das áreas de meio ambiente e saúde e segurança participaram do workshop com foco na sustentabilidade no contexto dos negócios. O evento, realizado em Joinville, na noite desta quinta-feira, dia 10 de agosto, é uma iniciativa da Câmara de Qualidade Ambiental da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no âmbito do Plano de Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense.

Carla Branco, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), falou sobre a “Vanguarda de sustentabilidade empresarial brasileira”. Carla apresentou o CEBDS, entidade que promove o desenvolvimento sustentável, nas empresas que atuam no Brasil, por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. A palestrante citou exemplos de trabalhos realizados para encontrar soluções para empresas e que podem ser replicados. “Sustentabilidade não é pensar somente em meio ambiente, mas ações afirmativas na atuação das empresas a partir dos pilares econômico, social e ambiental”.

“Saúde, um ativo estratégico", foi o tema do médico Claudio José Franchini, especialista em segurança e medicina do trabalho do SESI/SC. “O maior patrimônio que temos é nossa saúde, que está diretamente ligada à nossa qualidade de vida. As empresas de hoje têm, cada vez, se preocupado com a saúde do trabalhador e investido em medidas para prevenir doenças”, enfatizou. Claudio também apresentou a política da FIESC relacionada à saúde do trabalhador e os programas que a instituição oferece para as empresas.

Para mostrar o projeto sustentável de instalação da unidade da GM em Joinville, o engenheiro Nelson Branco apresentou a evolução da sustentabilidade da companhia. “A grande maioria dos projetos sustentáveis (mais de 99%) são de empresas não ligadas ao ramo de manufatura. O custo para implantação não era o mais vantajoso. O grande ganho foi o conhecimento adquirido, importante quando falamos de sustentabilidade”, destacou.

Leonardo Fernandes, do BSI Group, abordou as "Estratégias de negócios e as novas tendências de sistemas de gestão ambiental”. O foco da apresentação foram as mudanças geradas com as novas versões das normas ISO 9001:2015 e 14001. “As normas passaram a ter um enfoque mais de negócio. As lideranças das empresas deverão estar mais envolvidas na gestão das certificações. O planejamento estratégico é imprescindível para isso”, alertou Fernandes.


Com informações da EDM Logos

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.