Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SESI/SC recebe Harvard para discutir tecnologias em segurança e saúde

Workshop de Inovação debaterá projeto piloto que será implementado na Coteminas, em Blumenau

Florianópolis, 02.03.2015 – O SESI/SC, entidade da FIESC, recebe nesta semana (2 a 5 de março), equipe da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard para discutir projeto piloto de transferência de conhecimento e tecnologias em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para a indústria. O Workshop de Inovação, desenvolvido por meio do Instituto de Inovação em Tecnologias para Segurança e Saúde no Trabalho do SESI/SC, contará ainda com a participação de equipes do Departamento Nacional do SESI, dos Departamentos Regionais do SESI do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e do SENAI/SC.

“Temos o compromisso de criar condições para que o trabalhador possa desempenhar melhor o seu papel. Esse é o caminho para atribuir competitividade à indústria catarinense e brasileira, que resultará em expansão do setor, novos investimentos, melhores oportunidades e salários”, salientou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, na abertura do evento. O superintendente do SESI/SC, Fabrízio Machado Pereira, destacou que o trabalho desenvolvido possui uma temática sensível à indústria. “Os resultados desse projeto trarão importantes benefícios para o aumento da produtividade dos trabalhadores“, afirmou Pereira. “É uma ótima oportunidade de aprender com o SESI/SC e desenvolver conjuntamente este projeto piloto. Estamos encantados em estar aqui”, frisou a professora de Ciências Sociais e Comportamentais da Universidade de Harvard, Glorian Sorensen.

Ao longo da semana, as equipes visitarão a empresa Coteminas, em Blumenau, onde realizarão um diagnóstico para definir o escopo do projeto de pesquisa. Posteriormente, desenvolverão, por meio do método de co-criação, o plano de ação da pesquisa com os próximos passos a serem adotados na indústria. “Além da formação da equipe de pesquisadores do SESI e SENAI, buscamos um ‘case de sucesso’ que demonstre o impacto das soluções propostas na redução dos custos das indústrias associados à melhoria da segurança e saúde do trabalhador”, explica o assessor de Desenvolvimento e Inovação do SESI/SC, Robson Marcus Wanka.

Institutos

O SESI Nacional implanta sete institutos de inovação na área de qualidade de vida. Um deles, que desenvolve projetos e tecnologias em segurança e saúde no trabalho, está instalado em Santa Catarina, no Sapiens Parque, em Florianópolis.

Os institutos atendem as demandas industriais, focadas na redução do absenteísmo (falta ao trabalho) e dos acidentes dentro das indústrias brasileiras. Por isso, tratam de questões relativas ao envelhecimento saudável (Paraná), fatores psicossociais (Rio Grande do Sul), promoção da saúde (Pernambuco), ergonomia (Minas Gerais), redução e prevenção de acidentes (Rio de Janeiro), gestão do absenteísmo (Bahia) e desenvolvimento de tecnologias para o aumento da segurança e saúde do trabalhador (Santa Catarina).   

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.