Programa Novos Caminhos inicia segunda turma em Rio do Sul

Encontro foi realizado no SENAI de Rio do Sul, com a presença de adolescentes que vivem nas casas de acolhimento da região

Florianópolis, 14.6.2016 – Cerca de 20 jovens, com idades de 14 a 17 anos, participaram da aula inaugural do Programa Novos Caminhos, realizada nesta segunda-feira (13) no SENAI de Rio do Sul. O evento contou com a participação de representantes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e de entidades parceiras, como o Tribunal de Justiça (TJSC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).

O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, Lino Rohden, abriu o encontro incentivando os adolescentes a aproveitar as chances que estão sendo apresentadas a eles. “Essa é uma ótima oportunidade para vocês seguirem uma profissão. Estudem bastante para conquistar seus sonhos. Dediquem-se ao máximo e mostrem seu valor para a sociedade”, ressaltou Rohden. O juiz de direito da Vara da Infância e Juventude, Rodrigo Tavares Martins, também estimulou os jovens com reflexões e palavras de apoio. “Este programa é só o início para que vocês possam fazer a diferença em suas vidas e no mundo”, disse Martins.

A coordenadora pedagógica do SENAI de Florianópolis, Myrthes Meinicke, explicou como funciona o projeto, que tem o objetivo de promover a educação, qualificação e inserção no mundo do trabalho de jovens que vivem sob a tutela do Estado. “Esse programa oferece ferramentas básicas para ingressar no mercado de trabalho de uma forma mais preparada. As atividades envolvem uma série de questões, que vão desde o comportamento até organização, processos e produtividade dentro da indústria”, argumentou Myrthes.

O encontro encerrou com uma visita aos laboratórios do SENAI. As próximas aulas estão definidas e envolverão assuntos como empreendedorismo, sustentabilidade, postura profissional, criatividade, liderança, entre outros temas que favorecem o ingresso no mundo do trabalho.

Essa é a segunda turma do Programa Novos Caminhos, que foi lançado no Alto Vale do Itajaí em junho de 2015. A iniciativa atende jovens que moram nas casas de acolhimento de Rio do Sul, Ibirama, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Oeste, Taió e Trombudo Central.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina