Programa Histórias da Indústria conta a trajetória de Henrique Loyola

Empresário transformou a história da Lepper e da Fiação São Bento, indústrias do setor têxtil. Ele foi homenageado na reunião de diretoria da FIESC

Clique aqui para assistir ao vídeo
Clique aqui para acessar a cobertura fotográfica completa

Florianópolis, 18.8.2017 – O programa Histórias da Indústria conta a trajetória de José Henrique Carneiro de Loyola, de 85 anos. Atualmente, ele é controlador do Grupo Lepper e presidente da Fiação São Bento. Economista e contador, ele começou sua vida profissional como estagiário em um banco. Na Lepper iniciou por meio de um anúncio de jornal. A reportagem, produzida pela TV Indústria SC, foi lançada na reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), nesta sexta-feira (18), em Florianópolis.

“É um grande empresário e industrial. E a nossa galeria de empresários de sucesso que deixam sua marca na história da indústria de Santa Catarina fica enriquecida com o depoimento do senador Loyola, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

A Lepper foi fundada em 1907, por Hermann August Lepper, avô da esposa de Loyola. O comerciante importava da Alemanha tecidos e fios para a indústria têxtil e com isso criou a Companhia Fabril Lepper. Loyola iniciou na Lepper na contabilidade. Aos poucos foi progredindo até se tornar diretor administrativo e, posteriormente, presidente da empresa e também da Fiação São Bento.

Após receber a homenagem, Loyola relatou à plateia sua trajetória como empresário e presidente de instituições do setor e sua passagem pela vida pública. Ele foi senador, vice-prefeito de sua cidade natal, secretário de Estado da Indústria, Comércio e Turismo, oportunidade em que implantou o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). “É importante a participação em entidades como Federações a associações. É nestes lugares que podemos discutir e entender os desafios que nos afligem”, disse. Ao final do seu discurso, ele falou de sua preocupação com as crianças e idosos, para os quais há diversas leis que garantem seus direitos, mas pouca ação, afirmou, lembrando do seu amplo trabalho nessa área.

Assessoria de Imprensa da FIESC
imprensa@fiesc.com.br