Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Parceria entre setor produtivo e poder público pode transformar a educação, enfatiza Côrte nos EUA

A convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), presidente da FIESC participou de encontro com empresários da América Latina e do Caribe, em Washington. Ele relatou sua experiência à frente do Movimento Santa Catarina pela Educação

 

Florianópolis, 07.11.2016 – O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que participou nesta segunda-feira (7), a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Diálogo Empresarial das Américas, em Washington (EUA). Ele enfatizou a luta incessante para que a educação seja entendida por todos como o principal fator de competitividade de um País. O encontro reuniu empresários da América Latina e do Caribe, além de especialistas em educação, para debater parcerias público-privadas para promover a qualidade da educação. Para o BID, o Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido por Côrte, é uma das iniciativas que mais avançaram na América nesse campo.

“O principal destaque foi, sem dúvida, a estratégia que estruturamos para mobilizar não só a indústria, mas toda a sociedade catarinense em torno da causa da educação. Os participantes se surpreenderam pela forma com a qual a FIESC e suas entidades colocaram o tema na pauta de prioridades em Santa Catarina”, destacou Côrte ao falar sobre o Movimento SC pela Educação. Ele defendeu ainda a importância de envolver professores, pais e estudantes e também os diversos setores da economia nas discussões sobre a melhoria da qualidade da educação. Ele lembrou que, entre os jovens, o entendimento de que uma educação de qualidade deve ser prioridade absoluta para os governantes fica evidente em pesquisa realizada pela ONU, que ouviu 597 mil pessoas com idades entre 10 e 24 anos.

Durante o evento, o industrial liderou os debates sobre a transição entre a escola e o mundo do trabalho. Uma pesquisa inédita foi realizada em Santa Catarina para identificar competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho e para analisar o impacto da educação voltada a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico em Santa Catarina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a FIESC e a Secretaria de Estado da Educação com o BID. O estudo é conduzido pela Fundação Getúlio Vargas e o resultado será apresentado no próximo dia 17 de novembro, na sede da FIESC, em Florianópolis.

Nesta terça (8), Côrte visitará o Ministério de Educação do governo americano e a Northern Virginia Community College, a segunda maior faculdade comunitária do País, com foco em educação superior para o mercado de trabalho. Antes de retornar ao Brasil, Côrte reúne-se com o embaixador Sérgio Amaral e com o chefe do setor educacional da Embaixada do Brasil em Washington, Franklin Silva Netto.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4244 | 48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br


Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.