Opinião: A importância da pequena indústria

Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado no jornal Diário Catarinense nesta quarta-feira, dia 20 de julho

Quando falamos da indústria, a maioria das pessoas imagina algumas das enormes linhas de montagem que fizeram Santa Catarina ser destaque nacional no setor. Poucos lembram da padaria ou da oficina perto de casa, que também são indústrias essenciais para o desenvolvimento, para a geração de emprego e para a realização de sonhos. O micro e pequeno negócio desempenha papel fundamental na economia estadual e nacional. Santa Catarina detém 7% das micro e pequenas empresas brasileiras da construção e 10% das industriais. Junto com São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, estamos entre os Estados com maior representatividade no segmento.

Entre janeiro e maio de 2016, Santa Catarina liderou a geração de novos empregos em micro e pequenas indústrias, com 4,4 mil vagas, mais que o triplo registrado pelo segundo colocado, o Rio Grande do Sul (1,5 mil). Temos mais de 50 mil micro e pequenas indústrias, o que representa 98% dos estabelecimentos industriais catarinenses. Essas empresas empregam 404 mil trabalhadores, ou seja, metade dos empregos industriais do Estado. Um segmento tão importante precisa de estratégias específicas de desenvolvimento, acesso ao crédito e oportunidades de parceria.

Entre as prioridades para a competitividade das pequenas está a elevação da produtividade. No Brasil ela corresponde a 30% da observada nas grandes empresas, reflexo, em grande parte, dos naturais ganhos de conhecimento e escala destas últimas. O exemplo da Alemanha, onde o micro e pequeno negócio apresenta 70% da produtividade do grande negócio, nos mostra que temos muito a evoluir.

É por isso que a FIESC acaba de lançar a Câmara das Micro e Pequenas Indústrias, presidida pelo industrial Célio Bayer. Vamos propor medidas concretas (como é o caso do Simples Trabalhista) para o desenvolvimento do segmento, ampliando o seu  desempenho e a sua  rentabilidade por meio da facilitação dos negócios e do estímulo à produtividade.