Nesta quinta-feira, Jornada debate acordos internacionais e indústria avançada

Tatiana Lacerda Prazeres, da OMC, Abrão Miguel Árabe Neto, do MDIC, e Eckart Uhlmann, diretor do Instituto Fraunhofer, da Alemanha, estão entre os palestrantes

Florianópolis, 17.5.2017 – Os acordos de negociações internacionais e seus impactos no comércio mundial e brasileiro e a indústria avançada são os temas que serão debatidos nesta quinta-feira (18) durante a Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, até sexta-feira (19). Clique aqui e acompanhe a cobertura fotográfica.

Às 9h30, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, realiza abertura do painel sobre inovação e tecnologia. Às 9h50min, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional tratará de Indústria + Avançada: Difusão de tecnologias de digitalização & conectividade. Às 10h30min, será a vez da palestra “Liderando o Mercado pelas Tecnologias de Ponta - Tecnologias de Manufatura Avançadas dentro da Produção Digital Integrada”, a ser apresentada por Eckart Uhlmann, diretor do Instituto Fraunhofer IPK (Institute for Production Systems and Design Technology), de Berlim (Alemanha). Logo após, às 10h15min, Naldo Dantas, consultor da Inovares Consultores Associados, abordará o tema Indústria 4.0 orientada pelo mercado. Às 12 horas, ocorre a videoconferência sobre inovação de todos os lugares e de todos: usando o universo da inovação para incorporar a inovação em sua empresa, com palestra da professora Nancy Tennant, CEO da Innovation Universe.

À tarde, a partir das 14h30, será realizado painel sobre negociações internacionais, com palestras da assessora sênior do diretor-geral da OMC, Tatiana Lacerda Prazeres, do secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Miguel Árabe Neto, e do diretor de desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

A Jornada apresenta temas fundamentais para o desenvolvimento e o futuro da indústria. Empresários, diretores e gerentes, autoridades, representantes do universo acadêmico e dirigentes de sindicatos industriais reúnem-se para analisar e debater os desafios. Mais informações no site www.fiesc.com.br/jornada. Também está disponível o aplicativo Jornada 2017 para celulares (IOS e Android) e tablets.

A Jornada é patrocinada pelo SESI Nacional, SENAI Nacional, SESI/SC, SENAI/SC, PREVISC, CREDIFIESC e BRDE, e conta com o apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).