Movimento A Indústria pela Educação lança plano de trabalho 2015-2017

FIESC e entidades estimularão o protagonismo juvenil para uma atuação mais colaborativa entre os jovens, a escola e o mundo do trabalho

Florianópolis, 06.03.2015 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lança na segunda-feira (9) plano de trabalho do Movimento A Indústria pela Educação para o período 2015-2017. A iniciativa, que mobiliza o setor a investir na qualificação dos trabalhadores, entra numa nova etapa e pretende estimular os jovens a serem protagonistas no processo de melhoria da educação. O plano será apresentado ao Conselho de Governança do Movimento a partir das 10h horas, na sede da FIESC.

Uma das ações que serão lançadas nesse dia é a Conexão Jovem, que reunirá estudantes de todo o Estado. Jovens que são destaques em suas comunidades escolares serão convidados a integrar o projeto. O objetivo é estimular estes jovens para uma atuação mais colaborativa com a escola e o mundo do trabalho, além de despertar o interesse pela aprendizagem contínua.

Além disso, a FIESC reforça os desafios de ter todos os trabalhadores com escolaridade básica completa até 2024 e manter todos com educação profissional compatível com sua função. Entre as bandeiras defendidas pelo Movimento para alcançar estes objetivos estão a participação ativa da indústria para a melhoria do nível de escolaridade dos seus trabalhadores e o fortalecimento das profissões industriais. Em relação à articulação e influência social, destacam-se a melhoria da qualidade da educação oferecida, a promoção da educação em tempo integral e o desenvolvimento profissional de docentes e gestores.

Outras iniciativas que se destacam são a realização de 16 workshops, em parceria com a ABRH-SC, para profissionais de recursos humanos de empresas, e a constituição do Observatório de Educação, com o apoio de parceiros como o Todos pela Educação e Instituto Ayrton Senna. Serão criados fóruns regionais, vinculados às vice-presidências da FIESC, com a participação dos gestores da educação. O objetivo é articular e mobilizar discussões sobre as carências de cada região, além de propor soluções. A articulação entre indústria, poder público e a iniciativa privada para ações conjuntas também será estimulada.

Impulsionada pelo Movimento A Indústria pela Educação, a FIESC superou a meta de 820 mil matrículas em serviços educacionais, estabelecida para o triênio 2012-2014, chegando ao total de 877 mil. Assim, o SENAI/SC superou o ambicioso objetivo de dobrar o total de matrículas em relação a 2010, quando estava em 89,5 mil. O SESI/SC duplicou o número de matrículas na educação de jovens e adultos, passando de 9,2 mil em 2011, para 19,9 mil em 2014. O IEL/SC ampliou a realização de estágios e capacitações, passando de 7,5 mil em 2011 para 13,4 mil em 2014.

Serviço:

Lançamento nova fase do Movimento A Indústria pela Educação