Modelos avançados de gestão são elementares para o sucesso das empresas

Afirmação foi feita pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante cerimônia de entrega do Prêmio Catarinense da Excelência, na noite desta quinta-feira (24), em Florianópolis

Florianópolis, 24.8.2017 – “Todos aqui reconhecemos a importância de modelos avançados de gestão, que são elementares para o sucesso das estratégias de alcance dos objetivos empresariais. Acontece que esses modelos somente podem ser disseminados nas organizações em que as pessoas tenham capacidade de compreendê-los e incorporá-los, o que só é possível por meio de capital humano detentor de competências e conhecimentos necessários”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante a cerimônia de entrega do Prêmio Catarinense da Excelência, iniciativa do Movimento Catarinense pela Excelência, realizada na noite desta quinta-feira (24), em Florianópolis.

Côrte ressaltou que, pela primeira vez, um sindicato industrial é reconhecido no Programa Catarinense de Excelência. Trata-se do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode, o Simmmeb. A FIESC está apoiando a implantação do Modelo de Excelência em Gestão em 81 dos 142 sindicatos industriais filiados à Federação. Ele também cumprimentou as indústrias premiadas: Cardinal Indústria e Comércio, Celulose Irani, Nord Electric, Ogochi Menswear, Medal Metalúrgica e Trytech Indústria e Comércio de Produtos Automotivos.

Em seu discurso, o presidente da FIESC disse que perseguir o melhor desempenho é importante para a sobrevivência e crescimento das organizações. “Já há algumas décadas, mais do que local, a concorrência é internacional. Por isso, os parâmetros da excelência são de classe mundial e se fundamentam na agilidade e em informações de alta confiabilidade. A informação corre o mundo em questão de segundos e é para este cenário que as organizações precisam estar atentas e prontas”, salientou. Para ele, a construção de um modelo de excelência em gestão consiste em criar mecanismos de previsão e solução de problemas, de maneira ágil e flexível e a custos compatíveis. “Estão perdidas as empresas cujos dirigentes dedicam mais tempo aos problemas do que às soluções”, observou.

Côrte lembrou que o Movimento Catarinense pela Excelência nasceu dentro e com o apoio da FIESC e traçou um paralelo entre o Movimento pela Excelência com outra iniciativa que nasceu no âmbito da Federação: o Movimento Santa Catarina pela Educação, lançado em 2012.

S
ão duas ações que operam com um objetivo comum: a melhoria da competitividade de Santa Catarina. Hoje, o Movimento SC pela Educação congrega além da FIESC, Fecomércio, Fetrancesc e Faesc, assim como os próprios trabalhadores dessas categorias econômicas e representantes do setor público e do terceiro setor. O objetivo é elevar o nível de escolaridade do trabalhador catarinense e agir para que todos tenham até 2024 pelo menos o ensino básico completo e a capacitação profissional requerida para a sua ocupação.

“Estamos em crise. Reconhecemos a crise. Mas não deixamos que ela contaminasse e contamine nossa agenda. Santa Catarina não parou de trabalhar. O Estado cresce e a indústria cria novos empregos”, declarou Côrte, salientando que a crise traz oportunidades para inovar.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente do conselho superior do Excelência SC, Luciano Andriani, disse que “a premiação mostra que é possível empreender e renovar a esperança de que o Brasil ainda será muito grande e forte”.

Já o presidente-executivo do Excelência SC, Roberto Zardo, disse que as lideranças das organizações reconhecidas escolheram a gestão pela excelência para serem ainda mais competitivas, mesmo em tempos adversos e cíclicos como os atuais. “Acredito que Santa Catarina e o Brasil precisam muito de narrativas de casos de excelência em gestão tanto em organizações privadas como nas públicas”, concluiu.