Jovens de Jaraguá, São Bento e Canoinhas concluem Novos Caminhos

Programa é resultado de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina, o TJ-SC e a AMC

Florianópolis, 17.12.2014 – Postura profissional, comunicação, relacionamento interpessoal, proatividade no ambiente de trabalho. Estes foram alguns dos temas abordados na primeira etapa de formação dos jovens que participam do Programa Novos Caminhos em Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e Canoinhas. A qualificação destes abrigados está sendo viabilizada por meio de uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça (TJ-SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). O encerramento desta fase será marcado por solenidade nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 18h, no SESI de Jaraguá do Sul.

Outros 132 jovens do Oeste, do Vale do Itajaí, da Grande Florianópolis e do Sul já concluíram a formação Profissional do Futuro, realizada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC. Com a conclusão dessa primeira etapa, os jovens devem concluir a educação básica, por meio do SESI, ou iniciar um curso técnico no SENAI, de acordo com a área em que pretendem seguir carreira, para no futuro serem inseridos no mercado de trabalho.

Atualmente, Santa Catarina possui 170 programas de acolhimento, que atendem 1,5 mil crianças e adolescentes entre 0 a 18 anos. O TJSC estima que nos próximos anos cerca de 470 jovens, ao atingirem a maioridade, deixarão os abrigos do Estado. O objetivo do programa Novos Caminhos é proporcionar aos adolescentes a possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades e de autonomia, para que, quando desligados dos programas de acolhimento em razão da maioridade, possam ter a perspectiva de uma vida adulta com qualidade.

As indústrias das regiões onde ocorrem as ações do Programa Novos Caminhos são convidadas a fazer parte da iniciativa, oferecendo oportunidades àqueles que foram capacitados pelas entidades da FIESC. O programa integra ações do Movimento A Indústria pela Educação.

Serviço:
Formatura Novos Caminhos