Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Nesta sexta-feira, industriais de SC recebem a Ordem do Mérito Industrial

Os industriais Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel, Genésio Ayres Marchetti, José Fernando Xavier Faraco e Osvaldo Moreira Douat receberão a Ordem do Mérito Industrial de SC. Mário Lanznaster receberá a Ordem do Mérito Nacional

Florianópolis, 21.5.2015 – Os empresários Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel (Engenharia Castanhel, de Criciúma), Genésio Ayres Marchetti (Grupo Manoel Marchetti, de Ibirama), José Fernando Xavier Faraco (Dígitro Tecnologia, de Florianópolis) e Osvaldo Moreira Douat (Douat Têxtil, de Joinville) serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. Instituída pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. O industrial Mário Lanznaster, da Aurora Alimentos, de Chapecó, receberá a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os industriais receberão a outorga durante solenidade, nesta sexta-feira (22), às 10h30, na FIESC, em Florianópolis, no encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento que integra a agenda de comemoração dos 65 anos de fundação da FIESC.

Criada em 2000, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina reconhece, por ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense.

A Ordem do Mérito Industrial da CNI foi criada em 1958. Anualmente, no máximo dez federações industriais conseguem aprovar indicações entre as 27 do País.

PERFIL HOMENAGEADOS

Alcantaro Corrêa (in memoriam): engenheiro mecânico formado pela UFSC, Alcantaro Corrêa iniciou sua trajetória profissional em 1968 na Altona, empresa de Blumenau, que exporta para 25 países. Afastou-se da companhia de 1971 a 1979 para trabalhar na ThyssenKrupp, no Rio de Janeiro. Retornou à Altona em 1979 para o cargo de assessor de planejamento industrial. Mais tarde foi promovido ao cargo de diretor industrial e, em 1994, assumiu a presidência da empresa, função que exerceu até 2008. De 2005 a 2011 presidiu a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). À frente da entidade, destacou-se pela defesa dos investimentos em infraestrutura de transportes para o Estado, incentivou a internacionalização da indústria catarinense e o associativismo, além de ter participado ativamente das campanhas pelo fim da CPMF e liderado movimento contra a elevação do ICMS. Também foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do conselho deliberativo do SEBRAE/SC. Corrêa nasceu em 1943, em Pomerode, e faleceu no dia 10 de dezembro último.

Edio José Del Castanhel: nascido em Lauro Muller, aos cinco anos de idade Edio José Del Castanhel mudou-se com a família para Criciúma. Ele ingressou na construção civil aos 12 anos, quando dividia-se entre a escola e as tarefas de ajudante de pedreiro ao lado do pai, que era mestre de obras. Aos 14 anos já trabalhava com carteira assinada. Mais tarde, mudou-se para Florianópolis e formou-se em engenharia civil pela UFSC e em administração de empresas pela Udesc/Esag. Na época da graduação, realizou estágio na Eletrosul e teve contato com grandes obras, como usinas hidrelétricas e térmicas a carvão. Após a formatura, voltou para Criciúma e trabalhou como engenheiro na prefeitura. Em 1980, ao lado do pai, fundou a Engenharia Castanhel, que, incialmente, atuava em obras públicas. Mais tarde, o irmão associou-se à empresa e, na década seguinte, a companhia voltou-se para o ramo de obras comerciais e industriais, segmento em que hoje é referência, com centenas de obras concluídas, e 200 trabalhadores contratados. 

Genésio Ayres Marchetti: nascido em Rodeio, Genésio Ayres Marchetti é economista, formado pela UFPR. Sua trajetória profissional é marcada por passagens nos setores público e privado. Após concluir a universidade, ele ingressou na empresa da família fundada em 1956, a Manoel Marchetti Indústria e Comércio, companhia do setor madeireiro. Em 1974 assumiu a presidência do Grupo Manoel Marchetti, que hoje também engloba o Jornal Vale do Norte e a Rádio Belos Vales. Atualmente o grupo emprega 600 trabalhadores. A empresa opera o ciclo completo no ramo madeireiro em sistema integrado: reflorestamento, colheita, industrialização, comercialização e transporte. Tem capacidade para processar cerca de 10.000 m³ de madeira por mês, além de cultivar e manter reservas florestais com 2,5 milhões de metros cúbicos e 5,7 milhões de árvores plantadas. No ano de 2000, Genésio elegeu-se prefeito de Ibirama. Em sua gestão foi criado um consórcio intermunicipal para recuperar os lixões existentes e construir um aterro sanitário. Além disso, iniciou-se um premiado trabalho de conscientização e de reciclagem envolvendo os catadores.

José Fernando Xavier Faraco: nascido em Florianópolis, José Fernando Xavier Faraco é formado em engenharia elétrica pela UFSC, com reconhecida carreira na área de alta tecnologia. É um dos fundadores da Dígitro Tecnologia, de Florianópolis, empresa com presença em dez países. Ainda na área tecnológica criou outras empresas. Em 2002, assumiu a presidência da Celesc e conduziu o maior saneamento financeiro da história da estatal. Ele também presidiu a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), de 1999 a 2005, em gestão marcada pelo estímulo ao desenvolvimento tecnológico e inovação. Foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e integrou seu Conselho Temático de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico. Fundou e foi o primeiro presidente do Sindicato das Indústrias de Informática do Estado de Santa Catarina (SIESC).

Osvaldo Moreira Douat: nascido em Joinville, Osvaldo Moreira Douat é formado em direito e em administração de empresas. Iniciou sua carreira profissional no Banco do Brasil em 1958. Em 1966 assumiu a direção do Grupo Douat, do setor têxtil, de Joinville. Também presidiu a Celesc (1971 a 1975), a Associação Comercial e Industrial de Joinville (1976 a 1978) e o conselho de administração da Companhia Águas de Joinville (2008 a 2010). Entre 1992 e 1999 presidiu a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Por mais de 16 anos foi membro da Confederação Nacional da Indústria (CNI), sendo vice-presidente por dois mandatos, de 1995 a 1998 e 1998 a 2002. Na CNI, coordenou a Coalizão Empresarial Brasileira para as Negociações Internacionais, áreas em que teve expressiva atuação. Hoje é diretor-presidente da Douat Têxtil, da Douat Companhia de Participações e da Thoratex Importadora e Exportadora.

Mário Lanznaster: nasceu em Presidente Getúlio. É formado em agronomia pela UFRGS e em engenharia de segurança do trabalho pela UFSC. Mário Lanznaster, reconhecida liderança da agroindústria catarinense, iniciou sua vida profissional em 1968 como extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri, no município de Modelo. Dois anos depois foi transferido para Chapecó para realizar a mesma função. Em 1974, foi convidado para trabalhar como assessor técnico na Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora), iniciando a implantação do fomento à suinocultura. Na organização, acumulou as funções de responsável técnico pela fábrica de rações e concentrados e diretor industrial até 1989, quando foi convidado pelo então presidente, Aury Bodanese, a assumir o cargo de vice-presidente da Cooperalfa. Em 1997 foi conduzido à presidência da Cooperalfa, reelegendo-se por três mandatos de quatro anos. Em 2002, Lanznaster foi eleito vice-presidente da Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora) e em 2007 foi eleito presidente da instituição da qual está no terceiro mandato. Também preside a Câmara de Desenvolvimento da Agroindústria da FIESC.


 

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080
imprensa@fiescnet.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.