Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Indústria & Competitividade destaca os diferenciais do design

Edição de março da publicação da FIESC destaca projetos inovadores em diferentes segmentos que transformam a indústria catarinense

Florianópolis, 24.03.2015 – A inovação na indústria, fator essencial para sua competitividade, é abordada de diversas formas na sexta edição da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, lançada no dia 20 de março. A matéria de capa é dedicada ao design industrial, uma poderosa ferramenta de inovação cada vez mais utilizada por indústrias catarinenses. A reportagem destaca casos de empresas que passaram por verdadeiras revoluções ao investirem na elaboração detalhada de seus produtos com auxílio do design. São indústrias dos mais variados portes e segmentos, fabricantes de produtos como eletrodomésticos, louças, móveis, tecidos e até vassouras, que desmistificam a ideia de que o design é elitista e caro. Entre maio e julho acontecerá em Florianópolis a Bienal Brasileira de Design 2015, sendo que a FIESC é uma das entidades promotoras.

Outra reportagem da revista mostra o esforço da indústria de bens de capital em enfrentar a enxurrada de máquinas importadas no País. Investindo em pesquisa e desenvolvimento, fabricantes catarinenses driblam a crise produzindo equipamentos inovadores e de alto valor agregado. Já a reportagem sobre edificações sustentáveis aponta a oportunidade que a escassez de recursos como água e energia abre para a produção de inovações na construção civil, com exemplos catarinenses de prédios e fábricas que já conquistaram certificações internacionais de sustentabilidade.

A educação, que é um tema relacionado à inovação, também é tratada na revista. Uma das matérias aponta a necessidade de mudanças na formação de engenheiros para que eles possam atender às demandas cada vez mais complexas da indústria. Já a formação técnica tem sido fortemente ampliada em Santa Catarina com a ajuda do projeto de unidades móveis e laboratórios didáticos móveis do SENAI, que descentraliza a oferta de qualificação profissional e deve alcançar 33 mil matrículas no triênio 2013-2015, conforme a matéria sobre o assunto detalha. A nova fase do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), realizado pela FIESC, também é contemplada na edição.

A revista traz ainda perfis de importantes empresários catarinenses: Décio da Silva, da WEG, de Jaraguá do Sul, e Volmir Meotti, da Dipães, de Paraíso, no Extremo Oeste do Estado. A entrevista principal é com o professor da FEA-USP Hélio Zylberstajn. Ele afirma que a industrialização brasileira foi feita na base do paternalismo, mas as relações trabalhistas desde então pouco evoluíram. Para o economista está mais do que na hora de o País formular uma legislação alternativa à CLT, em nome da competitividade da indústria. Já o artigo de última página da edição é assinado por Armando Monteiro Neto, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Leia a íntegra da Revista Indústria & Competitividade.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.