Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

IEL debate diretrizes para o ensino da Administração

Encontro foi promovido pela FIESC em parceria com o Conselho Regional de Administração catarinense


Florianópolis, 05.6.2017 – Com intuito de oportunizar a discussão dos impactos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na gestão dos cursos de Administração e nas demandas de mercado, o Conselho Regional de Administração de SC (CRA-SC), em parceria com a FIESC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promoveu no sábado (27 de maio), o III Encontro Catarinense de Coordenadores de Curso de Administração, em Florianópolis. O evento ocorreu no auditório da Unisul e contou com a presença dos coordenadores, reitores, membros do corpo docente, Administradores e estudantes do estado. 

A presidente em exercício do CRA-SC, Isabela Müller, falou sobre a importância do projeto para a profissão. “A ideia desses encontros é pensar o ensino da administração e levar novas ações para as instituições de ensino superior de todo Estado. O CRA-SC, por meio da Câmara de Formação Profissional, mostra-se cada vez mais envolvido e atento à qualidade dos cursos de Administração em Santa Catarina", salientou

O diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho, Djalma Hack, também discursou durante a abertura do evento. "Os encontros de coordenadores são um marco para o CRA-SC na reaproximação da autarquia com as instituições de ensino. São parcerias como essa que levaram o conselho a ser o quinto maior do Brasil nos últimos anos. Nós do CRA-SC temos orgulho de dizer que Santa Catarina voltou a ser referência nacional no sistema CFA/CRAs", destacou 

O gerente executivo do IEL/SC, Natalino Uggioni, participou representando a FIESC e falou da necessidade de maior aproximação entre o conteúdo aplicado em sala de aula e a exigência do mercado. "Desde o ano passado estamos promovendo workshops pelo Estado, aproximando os coordenadores de curso e professores de Administração. A ideia é preparar os acadêmicos que precisam conhecer a realidade das empresas durante o curso para deixarem a faculdade preparados para os desafios do mercado", reforçou Uggioni. A coordenadora de educação do IEL, Bianca Pauletti, apresentou a plataforma eletrônica de estágio do instituto que agiliza os processos de contratação e acelera a colocação do jovem no mundo do trabalho.

As atividades incluíram palestra sobre realidade e perspectivas a partir do ENADE, com o professor Mário César Barreto Moraes (Marinho) da ESAG/UDESC. Na sequência, o diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, Mauro Kreuz, falou sobre os resultados do ENADE na perspectiva da formação do profissional em Administração. O coordenador do curso de Administração da Esag, Nério Amboni, mostrou relatos de melhores práticas do ENADE em SC e a identificação de ações efetivas voltadas ao exame e à busca contínua da excelência em qualidade dos cursos de graduação em Administração. Os participantes formaram grupos de trabalho para apresentar propostas e soluções para o sistema de ensino catarinense, a aproximação da academia com o mercado empresarial e a aplicação do ENADE. A tarde foi marcada por intensa interação e troca de ideias. As propostas de destaque apresentadas serão levadas a todo Estado em eventos posteriores para maiores aprofundamentos e novos debates. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CRA-SC.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.