Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Focado na saúde do trabalhador, SESI/SC completa 65 anos de história

Fundada em 1951, entidade catarinense reforça seu posicionamento como agente de promoção da saúde para trabalhadores da indústria

Florianópolis, 06.12.2016 – O SESI Santa Catarina, entidade da FIESC, completa 65 anos nesta terça-feira, dia 6 de dezembro. A instituição, que hoje foca sua atuação em ações de saúde, também promove ambientes de trabalho seguros e a melhoria da escolaridade dos trabalhadores. 

A entidade em Santa Catarina realiza por ano mais de 1,5 milhão de atendimentos de trabalhadores em serviços de saúde, considerando as vacinações, as clínicas, os serviços de odontologia e de segurança no trabalho. Também estimula os industriários a adotarem um estilo de vida mais saudável com serviços como o da Ginástica na Empresa, que atende, por dia, 97 mil pessoas, e o SESI Esporte, que realiza mais de 64,1 mil inscrições entre os vários torneios promovidos ao longo do ano. Na área da educação, contabiliza 146 mil matrículas em cursos da Educação Continuada e mais 35,2 mil, na Educação de Jovens e Adultos. 

Presente em 259 municípios, atende mais de 400 mil trabalhadores da indústria em todo o Estado. Sua ampla estrutura inclui 11 clínicas médicas, um centro de promoção da saúde, 73 farmácias, 94 unidades de alimentação, 63 unidades escolares (sendo 14 móveis) e 58 unidades móveis na área da saúde. 

O Departamento Regional do SESI em Santa Catarina foi criado cinco anos após o início das atividades do SESI Nacional, que completou 70 anos no dia 1º de julho. 

Saúde no centro da agenda empresarial 

Em 2016, a FIESC, por meio do SESI/SC, lançou a Aliança Saúde Competitividade, que visa ao engajamento e à participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam as ações realizadas pela Aliança. 

A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços da entidade da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral. 

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.