FIESC sedia reunião do Plano Nacional de Cultura Exportadora

Iniciativa trabalha para aumentar a base de exportadores em SC. Encontro foi realizado em Florianópolis, nesta sexta-feira (25)

Florianópolis, 25.8.2017 – A FIESC sediou reunião do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), iniciativa do Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) que busca aumentar a base de exportadores, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, com ênfase em bens manufaturados, com maior fator agregado. A reunião foi realizada nesta sexta-feira (25), em Florianópolis, com a presença de representantes da Apex-Brasil, da presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, entre outras entidades.

O PNCE é desenvolvido em cinco etapas – sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização – que constituem a trilha da internacionalização, ou o caminho para uma empresa exportar. O programa conta com três temas transversais para o direcionamento das empresas: financiamento, qualificação e gestão. Em âmbito regional são construídas parcerias de forma customizada para atender às necessidades de cada Estado. A FIESC está entre as entidades em Santa Catarina que integra o comitê gestor e acompanha o desempenho das ações.

Com informações do MDIC