FIESC reconhece vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação

As catarinenses Fornari, Whirlpool e Portobello receberam o reconhecimento na reunião de diretoria da instituição, nesta sexta-feira (21), em Florianópolis

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica no Flickr da FIESC

Florianópolis, 21.7.2017
– As empresas Fornari, Whirlpool e Portobello, vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017, foram homenageadas pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), durante reunião de diretoria da entidade, nesta sexta-feira (21), em Florianópolis. A Fornari, de Concórdia, ficou com o primeiro lugar nas categorias Inovação em Produto e Gestão da Inovação (micro e pequena empresa). A Whirlpool, de Joinville, venceu na categoria Inovação em Produto (grande empresa) e a Portobello, de Tijucas, foi reconhecida na categoria Inovação em Marketing (grande empresa). A iniciativa é capitaneada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae).

Com o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), entidade da FIESC, a Fornari, que fabrica equipamentos para o agronegócio, implantou processos inovadores em sua fábrica. Segundo a sócia da companhia, Luciana Fornari, que discursou em nome dos homenageados, em breve a empresa vai exportar para os Estados Unidos. “Toda a iniciativa em pesquisa e desenvolvimento precisa de conhecimento e educação. Não fizemos nada sozinhos. Não basta ter uma boa ideia se não for possível transformar em produto. Tem que levar para o mercado”, declarou, lembrando que as inovações são construídas em parcerias com startups.

“Ouvindo a Luciana falar, compreendemos um pouco mais como é diferente o espírito do empreendedor catarinense. Temos milhares de empresas assim espalhadas pelo Estado, com alta qualidade, inovação, olhando o que acontece lá fora e participando de congressos e feiras e a Fornari é um exemplo disso”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrando que é isso que diferencia Santa Catarina e dá o equilíbrio à economia. “Temos empresas inovadoras por todo o Estado e isso nos anima a continuar na defesa da indústria de Santa Catarina. Quando tivermos mais apoio e conseguirmos tirar as barreiras que impendem a melhoria da competitividade ninguém vai segurar o nosso Estado. Temos pessoas, tecnologia e um Estado de qualidade”, completou.

O prêmio se dividiu em quatro modalidades: micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI); micro e pequenas empresas, médias empresas, e grandes empresas. A premiação se deu nas categorias gestão da inovação, inovação de produto, inovação de processo, inovação organizacional e inovação em marketing, sendo esta última em quatro subcategorias: produto, processo, organizacional e marketing.

Os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação foram selecionados a partir das escolhas de uma banca de juízes composta por representantes da CNI e do Sebrae e dos parceiros institucionais do prêmio: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).