FIESC participa de construção da Rede de Monitoramento Cidadão

Por meio do SESI, entidade apoia ação que objetiva ajudar governos municipais a lidar com questões de sustentabilidade

Florianópolis, 16.11.2016 – A FIESC, por meio do Núcleo de Sustentabilidade do SESI, participou nesta quarta-feira (16), do seminário de estruturação da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis. O encontro integra a quinta etapa da metodologia Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Fundo Socioambiental da Caixa, da Caixa Econômica Federal (CEF). A ação é destinada a ajudar os governos municipais a enfrentar a questão da sustentabilidade e a lidar com problemas ambientais urbanos.

A Rede de Monitoramento Cidadão visa a reforçar a capacidade dos agentes da sociedade civil de monitoramento e controle social de politicas públicas. Composta por ONGs, academia, empresas e cidadãos, a Rede vai acompanhar o desdobramento do Plano de Ação Florianópolis Sustentável (http://www.iadb.org/pt/noticias/comunicados-de-imprensa/2015-06-24/florianopolis-sustentavel,11185.html) e a evolução dos seus indicadores, além de propor soluções e disseminar conhecimento.

Na Rio+20 o BID firmou parceria com a Caixa para a implementação da ICES em cinco cidades brasileiras, incluindo Florianópolis. Junto com a prefeitura da cidade, de 2013 a 2015, já foram realizados estudos, como um inventário de gases de efeito estufa e estudo de crescimento urbano, além do Plano de Ação Florianópolis Sustentável. A inciativa é promovida ainda pela Baobá - Práticas Sustentáveis, agência executora do projeto de constituição da Rede.