FIESC e SCGás debatem suprimento de gás natural

Reunião foi realizada nesta segunda-feira (22), em Florianópolis

Florianópolis, 23.5.2017 - Em uma atividade paralela ao evento internacional de gás natural da International Gas Union (IGU), realizado entre os dias 20 e 23 de maio em Florianópolis, Otmar Müller, presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, e Cósme Polêse, presidente da SCGás, organizaram, nesta segunda-feira (22), uma mesa redonda com empresas,distribuidoras e representantes de federações industriais para discutir soluções para o fornecimento de gás para o Sul do Brasil. "Já há três anos as federações industriais dos estados do Sul debatem meios para ampliar o suprimento de gás natural. O desenvolvimento econômico da região depende da segurança energética", afirmou Müller.

Para atender essa demanda, empresas apresentaram diversas soluções, como a construção de um terminal de regaseificação no Porto de São Francisco do Sul - proposta que foi destacada como a mais viável técnica e economicamente e que representa um projeto para toda a Região Sul. Também foram apresentadas opções como redes locais para a interiorização estruturada no modelo português, a geração distribuída de gás natural e projetos estruturantes de integração das malhas de transporte entre estados e países.

"É excelente presenciar as soluções aparecendo e gratificante fazer parte do movimento para acelerá-las. Temos que estimular as melhores do ponto de vista técnico e tirá-las do papel o quanto antes", declarou Müller. Para Polêse, é preciso desenvolver várias das soluções para garantir diversidade de oferta. "Conseguimos trazer o Gasbol para nossa região em apenas dois anos, então não há desafio que nos intimide. Vamos, em conjunto com empresas e entidades como a FIESC, diversificar o suprimento de gás e garantir que o insumo alcance todas as partes do Sul do Brasil", concluiu.

Com informações da Fábrica de Comunicação.