FIESC e federações de trabalhadores incluem em acordos coletivos cláusula pela educação

Termo aditivo às convenções trabalhistas foi assinado nesta sexta-feira (22) durante a reunião de diretoria da FIESC

Florianópolis, 22.05.2015 – As federações dos trabalhadores de indústrias catarinenses assinaram na manhã desta sexta-feira (22) termo aditivo às convenções coletivas de trabalho vigentes incluindo cláusula de estímulo às empresas para adesão ao Movimento A Indústria pela Educação. A proposta do termo aditivo foi apresentada pelas Federações dos Trabalhadores e a assinatura ocorreu durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, agradeceu aos representantes das Federações dos Trabalhadores pelo apoio à iniciativa da Federação das Indústrias. “Podemos dizer agora que, além da indústria, são os trabalhadores pela educação. A assinatura desse termo formaliza esse engajamento tanto dos empresários quanto dos trabalhadores pela causa da educação”, salientou Côrte, lembrando que os trabalhadores também têm assento no Conselho de Governança do Movimento.

Miguel Padilha, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústrias da Alimentação e Afins (Fetiaesc), falou em nome dos trabalhadores e ressaltou a importância dessa iniciativa. “Para nós é uma satisfação participar das discussões sobre qualificação profissional, que a gente tanto defende nas convenções coletivas”, afirmou. “Queremos participar com afinco dessa iniciativa da FIESC, sempre buscando o que é bom para os trabalhadores, pois se eles estão bem, as empresas também estarão, assim como os empresários”, completou Padilha.

Além da Fetiaesc, assinaram ao termo aditivo as Federações dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina, da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (Feticom), nas Indústrias Gráficas do Estado de Santa Catarina (Fetigesc), e o Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas (Fetimesc), Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Catarina (Fetiesc).

Selo comemorativo aos 65 anos – Os Correios, em parceria com a FIESC, lançaram durante a reunião de diretoria, selo personalizado e carimbo comemorativo aos 65 anos de fundação da Federação. As primeiras correspondências foram seladas pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte, e pelo primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Côrte recebeu ainda réplica em acrílico das peças comemorativas. A emissão de selos personalizados pelos Correios homenageia fatos históricos e entidades que contribuem para o desenvolvimento do País.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC