Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC debate formação para o mundo do trabalho com o governo americano

No segundo dia de visita aos Estados Unidos, Glauco José Côrte conheceu iniciativas dos Estados Unidos voltadas à formação acadêmica e tecnológica

 

Florianópolis, 08.11.2016 – Iniciativas norte-americanas voltadas à formação para o mundo do trabalho foram apresentadas nesta terça (8) ao presidente da FIESC, Glauco José Côrte, em visita ao ministério da Educação dos Estados Unidos, em Washington. De acordo com o Andrew Johnson e Edward Smith, ambos da divisão de educação acadêmica e técnica do Departamento Educacional, o maior objetivo do governo americano é contribuir para que os estudantes adquiram competências acadêmicas, técnicas e também as exigidas pelo setor produtivo. 

Côrte destacou iniciativas da FIESC voltadas à formação para o mundo do trabalho. Um modelo de atuação das entidades da FIESC nesse sentido é a articulação da educação básica do SESI com a educação profissional do SENAI (EBEP) de forma concomitante. Ele falou ainda sobre o programa de aprendizagem industrial do SENAI, que possibilita ao estudante associar teoria e prática, pois fica um período na escola e outro na indústria.

Outra ação é uma pesquisa inédita realizada em Santa Catarina para identificar competências e habilidades requeridas pelo mundo do trabalho e analisar o impacto da educação voltada a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico em Santa Catarina. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a FIESC e a Secretaria de Estado da Educação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo é conduzido pela Fundação Getúlio Vargas e o resultado será apresentado no próximo dia 17 de novembro, na sede da FIESC, em Florianópolis.

Côrte também visitou nesta terça-feira a Northern Virginia Community College, a segunda maior faculdade comunitária do País, com foco em educação superior para o mercado de trabalho. A instituição, que atende cerca de 70 mil estudantes, tem parceria com escolas técnicas da rede federal no Brasil para capacitação de professores e manifestou interesse em firmar parceria com a FIESC para esse fim, além de pesquisas e intercâmbio. A faculdade também atua fortemente com a indústria para formar profissionais que atendam a demanda do setor.

Antes de retornar ao Brasil, Côrte reúne-se com o embaixador Sérgio Amaral e com o chefe do setor educacional da Embaixada do Brasil em Washington, Franklin Silva Netto.


Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4244 | 48 9176 2505
elida.ruivo@fiesc.com.br


Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.