Exportações catarinenses crescem 15,7% no primeiro semestre do ano

Principais embarques foram de carnes de aves, soja, carne suína, motores e geradores elétricos

Florianópolis, 6.7.2017 – As exportações catarineneses registraram alta no primeiro semestre desse ano, aponta pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), divulgada nesta quinta-feira (6). Santa Catarina embarcou US$ 4,18 milhões em produtos, um crescimento de 15,7% em relação ao primeiro semestre de 2016.

Entre os produtos exportados que mais contribuíram para o crescimento estão a soja (com avanço de 27,4% em relação ao primeiro semestre de 2016), vendida principalmente para a China, a carne suína (42,7% de crescimento), destinada principalmente à Rússia e as carnes de aves (9,5%), direcionadas sobretudo ao Japão. Os principais destinos das exportações catarinenses foram os Estados Unidos, a China, a Argentina e a Rússia.

No mês de junho de 2017 as exportações catarinenses somaram US$ 738,7 milhões, avanço de 10,6% frente ao mesmo mês de 2016. Esse percentual de crescimento foi o melhor para o mês de junho desde 2011. As exportações brasileiras, por sua vez, cresceram 18,2% em relação a junho do ano passado, alcançando o patamar de US$ 19,8 bilhões. Clique aqui e confira a pesquisa.

IMPORTAÇÕES
As importações catarinenses acumulam alta de 22,7% no primeiro semestre. Os pneumáticos de borracha foi o produto que mais contribuiu para o crescimento das importações catarinenses no primeiro semestre e foram adquiridos principalmente da China. O Chile também foi destaque nas compras dos produtos catarinenses no primeiro semestre. Enquanto que as importações da China se constituíram principalmente de produtos laminados planos e aquecedores elétricos, as aquisições do Chile foram compostas, principalmente, por cobres e fios de cobre.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina