Entidades debatem desenvolvimento de micro e pequenas empresas

Reunião, realizada na FIESC nesta quinta-feira (06), discutiu prioridades para o setor

Florianópolis, 06.07.2017 – A FIESC sediou nesta quinta-feira (06), encontro com lideranças empresariais do Estado para debater o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em Santa Catarina. Para o presidente da Federação das Indústrias, Glauco José Côrte, o desenvolvimento da economia catarinense depende do fortalecimento desse segmento. “Temos plena convicção da importância da micro e pequena empresa na economia catarinense e do País. Mesmo em períodos de dificuldades e demanda retraída, o segmento oferece importante contribuição na geração de empregos e na produção industrial”, frisou Côrte.

Santa Catarina ocupa a sexta posição no número de estabelecimentos desse porte no País. “98% da matriz industrial catarinense se apoia nesse segmento”, destacou Côrte, ressaltando que quase 52% dos empregos na indústria catarinense estão nas micro e pequenas empresas.

O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc), contou ainda com a presença do secretário especial da Micro e Pequena Empresa do governo federal, José Ricardo Veiga. “Precisamos melhorar o ambiente de negócios no Brasil”, disse Veiga, salientando também a importância de se enfatizar o empreedendorismo nas escolas. “Daqui oito anos 60% dos empregos de hoje não existirão mais. O desafio de agora é formar jovens no ensino médio que daqui oito anos terão um novo mercado de trabalho. O empreendedorismo é muito adequado para colher esse resultado”, concluiu.

Para o presidente da Câmara da Micro e Pequena Empresa da FIESC, Célio Bayer, é necessário reduzir a burocracia para as micro e pequena empresas. “Precisamos também integrar o setor para promover o crescimento”, disse Bayer. Também participaram da reunião os presidentes da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Ernesto Reck; da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), Guilherme Gonçalves; da Federação das Associações de Pequenas Empresas de SC (Fampesc), Alcides Andrade; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini e o presidente da Cejesc, Ricardo Scharam.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina