Em Sessão Especial, deputados homenageiam 65 anos da FIESC

Deputados destacaram atuação da FIESC em favor da população catarinense

Florianópolis, 20.5.2015 – Com a realização de uma Sessão Especial, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) prestou, na noite desta quarta-feira (20), homenagem aos 65 anos de fundação da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Durante a Sessão, presidida pelo deputado Leonel Pavan, foi entregue placa em reconhecimento à Federação.

“Os industriais que, em 25 de maio de 1950, fundaram a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, conheciam muito bem os problemas estruturais da economia catarinense, notadamente as dificuldades de infraestrutura rodoviária e de energia existentes naquela ocasião. Passados 65 anos, observa-se que os desafios para o desenvolvimento do setor no Estado persistem, embora em outras proporções”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. O industrial destacou que no Seminário Socioeconômico, promovido pela FIESC ainda na década de 1950, “foram estabelecidas as bases para o planejamento do Estado e para a criação de estruturas como a CELESC, o BESC e a UDESC”.

“Temos muito a comemorar, mas também temos muito trabalho pela frente”, afirmou Côrte, ao apresentar resultados da atuação da entidade em seus quatro focos – ambiente institucional, educação, inovação e tecnologia e qualidade de vida. “Os custos de produção retiram a competitividade da indústria por questões que ela não tem ingerência”, considerou.

O presidente da FIESC enalteceu a criação, em 2012, do Movimento A Indústria pela Educação. “Um trabalhador com mais escolaridade é um trabalhador mais produtivo. Ele cuida melhor de sua saúde. Utiliza melhor seus equipamentos de proteção. E o principal, está preparado para aprender continuamente”, observou.
Falando em nome dos demais deputados catarinenses, Silvio Dreveck disse que a “FIESC tem dado uma grande contribuição a favor da população catarinense”. O deputado destacou as ações da FIESC e das entidades integradas em defesa do setor produtivo, na construção de um ambiente favorável aos negócios. Citou a burocracia excessiva como exemplo das dificuldades enfrentadas pelo segmento empresarial. “Indústrias são compostas pelos empresários, pelas máquinas, mas principalmente pelos trabalhadores”, afirmou.

Dreveck também ressaltou a contribuição da Federação ao trabalho do Legislativo. “Todos os dias temos aqui no plenário ou nas comissões a participação da FIESC nos trazendo seu entendimento sobre os projetos que tramitam na Casa”, falou. “Temos avançado nos projetos e aprimorado os projetos graças a essa contribuição”, acrescentou.

Ao explicar que a proposta de homenagem partiu do presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merisio, Pavan considerou que “além de produzir e gerar empregos, a indústria, por meio das entidades da FIESC, investe na educação e na saúde do trabalhador”. Participaram da Sessão os deputados Leonel Pavan, Silvio Dreveck, Rodrigo Minotto, Jean Kuhlmann e Mário Marcondes, além de diretores da FIESC, e representantes das Federações Empresariais, da Imprensa e de outros setores da sociedade.

A FIESC possui 141 sindicatos filiados e representa um setor que possui 50 mil estabelecimentos e gera 805 mil empregos. No ano passado o setor gerou em Santa Catarina para os cofres públicos R$ 7,5 bilhões em ICMS e IPI.

Ivonei Fazzioni
48 3231-4673 - 8421-3600