Em Itajaí, indústria debate saúde e segurança do trabalhador

Iniciativa, promovida pela Aliança Saúde Competitividade, objetiva consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas ao tema

Florianópolis, 27.10.2016 – A FIESC, por meio do SESI e com o apoio do IEL, promove na próxima terça-feira (01) o workshop Aliança Saúde Competitividade, para discutir os desafios e perspectivas sobre a saúde e segurança do trabalhador. O encontro, que será realizado no Hotel Sandri, a partir das 8h30min, objetiva consolidar e priorizar as necessidades das indústrias relacionadas ao tema. A iniciativa é da Aliança Saúde Competitividade.

Os workshops visam a estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. Após a identificação dos desafios na área, será elaborado um plano de ação para a mobilização da região a favor da causa. “Este é um trabalho qualitativo. A intenção é construir, nas 16 vice-presidências da FIESC, propostas de programas e projetos que transformem a realidade da saúde e segurança em nosso Estado”, explicou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em 2013, estimam que, atualmente, cerca de 40% dos brasileiros tenham alguma doença crônica. A questão da segurança dos trabalhadores também é desafio a ser superado. Segundo o Ministério da Previdência Social, em 2013, foram registrados mais de 725 mil acidentes. Em 2014 foram 704 mil. Como reflexo, a economia nacional acumula custos significativos.  O cenário mostra que, com o envelhecimento da população, as organizações têm o desafio de manter os trabalhadores seguros e saudáveis.

Aliança Saúde Competitividade

A Aliança Saúde Competitividade, iniciativa da FIESC, visa ao engajamento e a participação de lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade na promoção da saúde e ambientes seguros para o trabalho, com ações de sensibilização e mobilização, além de reposicionar o tema como um dos fatores estratégicos para a competitividade da indústria. Instituições públicas como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério Público do Trabalho em SC, Superintendência do Trabalho e Emprego em SC e Tribunal Regional do Trabalho, e federações de trabalhadores (FETIAESC, FETICOM, FETIMMMESC, FITIEC e FETIGESC) apoiam a realização de ações a serem realizadas pela Aliança.

A iniciativa disponibiliza conhecimento sobre cenários e tendências de saúde e segurança, e seus impactos para a competitividade das organizações. A Aliança Saúde Competitividade oferece ainda, por meio dos serviços da entidade da FIESC, o desenvolvimento e gestão de ambientes e comportamentos seguros e saudáveis na promoção da saúde integral.

Serviço:

O quê: Workshop Aliança Saúde Competitividade

Onde: Hotel Sandri - Rua Sete de Setembro, 1675 - Fazenda, Itajaí

Quando: 1º de novembro (terça-feira), a partir das 8h30min

Mais informações pelo telefone 0800-481212.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224