Em Chapecó, FIESC promove aula inaugural do Programa Novos Caminhos

Entidades da FIESC e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferecerão formações a 30 jovens abrigados

Florianópolis, 9.6.2017 – Trinta jovens do Programa Novos Caminhos foram recepcionados durante aula inaugural no SENAI Chapecó realizada no dia 7 de junho. São adolescentes que participam de programas de acolhimento do Estado e que, ao completar 18 anos, são obrigados a deixar as casas onde vivem. O objetivo do programa é qualificá-los para a inserção no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

A turma do Programa Novos Caminhos deste ano terá uma série de atividades que contribuirão para sua vida pessoal e profissional. Os adolescentes participarão de encontros com cursos e palestras com as entidades da FIESC – SESI, SENAI e IEL, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (SENAC/SC).

Entre os temas que serão abordados estão postura profissional para o mundo do trabalho, criatividade, flexibilidade e inovação, liderança, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, organização e planejamento, ética, significado do trabalho, educação ambiental, finanças pessoais, propriedade intelectual, tecnologia da informação e da comunicação, fundamentos de logística, desenho arquitetônico, informática e educação de jovens e adultos (EJA).

O juiz da Vara da Família, Infância e Juventude de Chapecó, André Millani, disse que o programa é de extrema importância para a formação dos jovens. “Foi um divisor de águas no sistema de acolhimento, sem ele os caminhos desses jovens seriam outros. É um projeto excepcional com o intuito de inserí-los no mercado de trabalho, contribuindo para sua autonomia. As instituições parceiras proporcionam amparo social, afetivo e fornecem princípios para que sejam bons cidadãos”, frisou.

O Novos Caminhos integra o Movimento Santa Catarina pela Educação. “É um programa que realmente coloca a educação como um fator importante de mudança na medida em que disponibiliza diversos cursos e a oportunidade de inserção no mundo do trabalho justamente para quem mais precisa”, enfatizou o diretor regional do SENAI, João Roberto Lorenzett. Os jovens poderão realizar ainda cursos técnicos. “Depende do esforço dos adolescentes de comparecer nas aulas e permanecer no programa. Já temos jovens que estudam no SENAI e outros cursando engenharia”, complementou.

Desde que iniciou, mais de 100 jovens participaram das atividades em Chapecó. “O Novos Caminhos se reveste de importância diferenciada, pois se apresenta como uma possibilidade concreta desses jovens vencerem na vida. Todo o conteúdo que eles terão acesso se transformará em uma plataforma muito bem estruturada para oportunizá-los transformar verdadeiramente suas vidas”, enfatizou o diretor regional Oeste do SESI, Claudemir José Bonatto.

O Programa Novos Caminhos iniciou as atividades em 2013 e, neste ano, passou a contar também com a parceria da Fecomércio. Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado de Santa Catarina. Possui ainda parceria dos sindicatos patronais filiados à FIESC que contribuem, por meio das empresas associadas, na inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Com informações da MB Comunicação.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina