Côrte defende novas técnicas e metodologias para educação

Durante a implantação da Câmara do Movimento A Indústria pela Educação em Rio do Sul, presidente da FIESC destacou o desfio de reter a atenção dos jovens em sala de aula

Rio do Sul, 18.8.2015 – São necessárias novas técnicas e metodologias para manter a atenção dos jovens em sala de aula nos dias atuais e esse é um dos grandes desafios da educação, não só no Brasil, mas no mundo todo. Foi o que defendeu nesta terça-feira (18) o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante a implantação, em Rio do Sul, da décima Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação, liderado pelas entidades da FIESC. As Câmaras vão promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais em todas regiões do Estado.

Conforme pesquisa do Banco Mundial, na média, após quinze minutos de aula os jovens têm dificuldade de prestar atenção nas exposições realizadas pelos professores, explicou Côrte, lembrando que isso corresponde a um quarto de uma de 60 minutos. Além disso, informou, o professor gasta um quarto do tempo com questões que não dizem respeito ao conteúdo da disciplina que vai lecionar. “A criança e o jovem precisam ser motivados. O cérebro se foca no que é relevante para eles e se o professor não consegue mostrar a importância do que está expondo, depois de 15 minutos eles não prestam mais atenção. Imagina depois da aula, quando deveriam revisar os conteúdos”, disse Côrte.

O presidente da FIESC defendeu que os jovens precisam ser mais ouvidos sobre a educação que recebem e explicou que o envolvimento dos jovens embaixadores da educação no Movimento é um passo nessa direção. “Nossa geração tem uma responsabilidade bastante definida: dar ao jovem a possibilidade de construir um futuro melhor. E isso passa pela educação”, afirmou, fazendo referência a uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra que a principal prioridade do jovem é a educação de qualidade. “Este é um dever da atual geração com as próximas gerações”, reforçou.

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contam com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios. Além de Rio do Sul, que acaba de receber a Câmara, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, São José, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville já constituíram os grupos de trabalho.

“Precisamos de educação para uma maior competividade da indústria. Estamos reunindo profundos conhecedores do assunto e vamos nos encontrar com frequência para buscar alternativas para suprir as deficiências do sistema educacional. Este é o início de uma longa jornada”, disse o vice-presidente regional da FIESC, Lino Rohden.

Nesta quarta-feira (19), a partir das 8 horas, profissionais de recursos humanos da região debaterão a criação de planos de desenvolvimento para colaboradores no Workshop EducaRH. O encontro ocorre no Hotel Aliança Express, em Rio do Sul. A iniciativa da FIESC é promovida em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC) em todo o Estado.

Elmar Meurer
elmarm@fiesc.com.br