Após dois anos e meio, empresários de SC retomam confiança na economia

Índice passou de 46,9 pontos em julho para 51,1 pontos em agosto, acima da linha que separa o otimismo do pessimismo. Este é o melhor resultado desde janeiro de 2014

Clique aqui e veja os dados completos.

Florianópolis, 17.8.2016 – Após dois anos e meio, os industriais catarinenses retomaram a confiança na economia. O Índice de Confiança do Empresário Industrial Catarinense (ICEI) passou de 46,9 pontos em julho para 51,1 pontos em agosto, ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. A pesquisa foi realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com 207 empresas dos segmentos de transformação e construção civil.

“O significativo aumento no Índice de Confiança do Industrial brasileiro e catarinense revela uma condição mais favorável para a retomada da economia nos próximos meses. A confiança é um poderoso estímulo para o crescimento”, avalia o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Ele lembra que pela primeira vez desde janeiro de 2014 o índice superou a marca dos 50 pontos.

“A recuperação será gradativa e vai exigir muito trabalho. Mas, certamente, pela força do nosso empresário e pela determinação do industrial, teremos condições de sair na frente, para darmos mais uma demonstração ao País de que o Estado confia nos talentos, na riqueza e na força do empreendedor brasileliro”, declarou na noite de terça-feira, na abertura da Interplast, em Joinville, ao se referir aos dados.

O cálculo do ICEI é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses. O levantamento mostrou que as condições atuais da economia caminham para uma melhora, mas ainda não atingiram níveis satisfatórios (44,8 pontos em agosto). As expectativas estão positivas pelo segundo mês consecutivo, chegando 54,3 pontos em agosto.

O índice da indústria da construção civil passou de 42,5 pontos em julho para 48 pontos em agosto. O indicador da indústria de transformação saiu de 47,6 pontos para 51,7 pontos no mesmo período.

ICEI nacional: O índice de confiança nacional aumentou 4,2 pontos frente a julho e alcançou 51,5 pontos em agosto. Foi a primeira vez desde março de 2014 que o indicador ficou acima da linha divisória dos 50 pontos. Isso mostra que os empresários brasileiros estão confiantes, informa pesquisa divulgada pela CNI.

De acordo com o levantamento, a melhora se deve especialmente às expectativas sobre o desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses. Todos os indicadores de perspectivas estão acima dos 50 pontos, enquanto que os que mostram a percepção sobre a situação atual das empresas e da economia continuam abaixo dos 50 pontos.  A pesquisa mostra ainda que a confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o ICEI alcançou 53,1 pontos em agosto. Nas médias, foi de 50,7 pontos e, nas pequenas, de 48,9 pontos.

O ICEI é importante porque antecipa tendências de desempenho da economia. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico.  Esta edição do ICEI foi feita entre os dias 1º e 11 deste mês com 3.150 empresas de todo o país, das quais 1.236 são de pequeno porte, 1.198 são médias e 716 são de grande porte.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080