Apoio ao microcrédito é destacado em sessão pelos 40 anos do Badesc

Presidente da FIESC ressaltou o trabalho da agência de fomento às políticas públicas e às empresas de pequeno porte

Florianópolis, 25.8.2015 – Em sessão especial na Assembleia Legislativa (Alesc) comemorativa aos 40 anos de fundação do Badesc, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, destacou o apoio da agência de fomento às políticas públicas e às pequenas empresas. “As empresas catarinenses, principalmente as de pequeno porte, têm no Badesc um grande aliado, que nestes 40 anos democratizou o acesso ao capital, como pode testemunhar um grande contingente de empresas que conseguem recursos na instituição sem grandes burocracias”, afirmou. Na cerimônia, realizada na noite desta terça-feira (25), em Florianópolis, o Badesc homenageou entidades parceiras. Foram reconhecidas: FIESC, Sebrae, Facisc, Amcred, Fecomércio, Fecam, Associação dos Servidores do Badesc e Fampesc.

Em seu pronunciamento, Côrte, que falou em nome dos homenageados, lembrou que em 1990 quando o Brasil passou por forte aperto de liquidez bancária, que reduziu a atuação dos bancos de desenvolvimento, Santa Catarina transformou o Badesc em agência de fomento. O presidente da FIESC disse ainda que o Badesc tem duas fases distintas em sua atuação: a primeira é como banco de desenvolvimento, no qual financiou empresas e municípios catarinenses. A segunda, como agência de fomento, aprofundou as ações nos campos social e econômico, e incentivou a bandeira do microcrédito, que impulsiona as atividades empreendedoras.

“O fato é que as operações de diversas linhas de crédito do Badesc proporcionam para empresas e municípios o capital necessário para investimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento de Santa Catarina, como o Prodec, o Badesc Cidades e o Inovacred, do qual a FIESC é parceira”, disse.

O diretor-presidente do Badesc, Olívio Karasek Rocha, disse que a carteira de crédito da agência é de R$ 678 milhões. “Na atual gestão tivemos êxito de financiar obras a juro zero para prefeituras em operações que alcançaram R$ 200 milhões em um único ano para o setor público”, informou, ressaltando a importância dos pequenos negócios.

Na abertura da sessão, o presidente da Alesc, o deputado Gelson Merisio, disse que o desenvolvimento de Santa Catarina tem a participação do Badesc. “Evoluímos muito mais do que Paraná e Rio Grande do Sul. Nosso Estado é hoje diferente do Brasil pelos investimentos bem feitos, criteriosos, pela qualidade dos empresários, que reagem melhor ao cenário de adversidades”, disse, lembrando que o Badesc deu folego e incentivo para o Estado crescer.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br