Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Opinião: Aos Mestres, com carinho

Confira artigo do presidente da FIESC, Glauco José Côrte, publicado nos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina nesta quarta-feira, dia 14 de outubro

“A arte mais importante do professor é a de despertar a alegria pelo trabalho e pelo conhecimento” (Albert Eistein).

O Professor sempre foi uma autoridade prestigiada no Brasil, não pela hierarquia de seu cargo, mas pelo reconhecimento do seu preparo e da importância de seu serviço. Respeitado pelos alunos, pelas famílias e pela comunidade. Era chamado de Mestre (“pessoa superior e de muito saber”,  segundo o Aurélio). Infelizmente, isso mudou. Para pior.

O reconhecimento ao valor e à importância do Professor precisa ser resgatado.  Felizmente, exemplos admiráveis de profissionais qualificados e dedicados à missão de ensinar surgem nas escolas e universidades de todo o Brasil, mostrando que, com boa gestão, é possível melhorar os níveis de qualidade  também na educação em nosso País, o que deve ser enaltecido neste dia 15 de outubro, quando celebramos o Dia do Professor.

Anualmente, três dias antes, celebramos o Dia das Crianças e o Dia da padroeira do Brasil, a Senhora Aparecida. Essa, sim, uma associação perfeita. Nossa Senhora foi a primeira professora de seu filho, o menino Jesus, a quem ensinou os conceitos fundamentais de justiça e caridade, que marcaram a sua vida pública. Com José, o seu pai, aprendeu o ofício de carpinteiro. Maria e José, foram os seus carinhosos mestres, deixando-nos o legado da importância da família na educação dos filhos.

Hoje, as mudanças estruturais na sociedade e os avanços da tecnologia exigem novos currículos e novas metodologias. Tais mudanças e recursos, antes de distanciar, devem aproximar Professores, alunos,  famílias e sociedade. Por isso, investir na formação continuada dos Professores, em termos de  competências e habilidades, é uma prioridade urgente.

Os países que realizaram grandes reformas educacionais investiram em ações de qualificação e reconhecimento dos Professores. Resultados: conseguem os melhores desempenhos nas avaliações mundiais. O Brasil também precisa dar esse passo.

No seu dia, aos Professores, o nosso carinho.

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.