Alunos da educação de jovens e adultos do SESI lançam livro de poesias

Livro Minha Vida é um Poema foi escrito por 31 alunos atendidos por meio de uma parceria entre o SESI e a Prefeitura de Guabiruba

Confira a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC.

Florianópolis, 18.8.2017 – A aposentada Enedina Bernardi, de 52 anos, se emociona ao lembrar da sua mãe Terezinha, falecida há três anos. Se antes o sentimento era apenas de tristeza pela perda, Enedina hoje sente a saudade e a alegria de dedicar a quem lhe deu a vida uma das poesias do livro Minha Vida é um Poema, escrito por ela e mais 30 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Guabiruba, uma parceria entre o SESI, entidade da FIESC, e a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação.

Enedina e sua colega Maristela Baron, acompanhadas da professora de língua portuguesa Kátia Gastaldi, entregaram nesta sexta (18) ao presidente da FIESC, Glauco José Côrte, durante a reunião de diretoria da entidade, um exemplar do livro lançado no dia 7 de agosto em Guabiruba. Elas também relataram a experiência com o projeto. “Hoje é um dia muito especial, de agradecer a todos envolvidos. Aos 52 anos estou terminando o ensino médio e lançando um livro. O SESI concretizou o que parecia ser um sonho. Somos mais que alunos. Somos escritores. E isso foi possível porque acreditaram no nosso potencial. Tenho muito a comemorar, pois vencemos cada obstáculo. Basta acreditar”, frisou Enedina.

A professora Katia explica que o projeto foi desenvolvido para estimular a produção textual dos alunos. “Dizer que o texto produzido vai virar livro é algo que encanta. O olhar do aluno para esse texto é mais expressivo”, afirma. Ela conta que procura levar em consideração o conhecimento empírico que os estudantes da EJA já têm. “Eles têm toda uma vivência para compartilhar e colocam naquele momento (de produção do texto) todos esses sentimentos, as conquistas, tudo que passaram”, relata Kátia. “Eu amo ser professora. É isso que faço”, acrescenta.

“Essa é a qualidade dos professores que temos na casa, que inspiram, motivam, trabalham com seus alunos e eles respondem e mudam suas vidas. Realmente temos que bater palmas em pé”, aplaudiu Côrte.

A iniciativa integra o projeto literário Eu Escritor, que tem como principal objetivo despertar nos alunos as competências socioemocionais tão requisitadas atualmente pelo mundo do trabalho. Além disso, estimula o reconhecimento e uso de normas gramaticais.

Com cerca de 105 alunos regularmente matriculados, o SESI e a Prefeitura de Guabiruba atendem, atualmente três turmas de ensino fundamental e médio. Para Roberto Zen, diretor regional do SESI, projetos como o Eu Escritor demonstram o diferencial do ensino oferecido para os jovens e adultos do município. “São ações que devem e sempre serão incentivadas e com certeza já ficamos esperando pela próxima obra”, afirma.

Com informações de Mídia Press Assessoria de Comunicação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina