Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC apresenta rota de crescimento para oito setores do Estado

Eventos em Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma e Florianópolis marcam nova fase do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense

Florianópolis, 25.11.2014 – Oito segmentos do setor produtivo catarinense conhecerão agora em dezembro os rumos que devem seguir para crescerem com vigor até 2022. Neste mês serão lançadas as Rotas Estratégicas elaboradas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022), realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O material foi elaborado com a participação de especialistas e industriais e aponta tendências promissoras e obstáculos a serem superados por cada segmento. 

A série de lançamentos tem início no dia 02, em Blumenau, com a apresentação da rota para os setores têxtil e de confecção. No dia 04 serão lançadas, em Balneário Camboriú, as conclusões sobre os setores de construção civil e economia do mar, que inclui, entre outros, a indústria naval e a pesca. A cidade de Criciúma será palco, no dia 08, da apresentação das rotas para os setores de cerâmica, produtos químicos e plástico. No dia 10 será a vez de Florianópolis, que sediará o lançamento voltado para os setores de saúde, energia e indústria emergentes, que inclui, entre outros, as indústrias automobilística e aeroespacial. 

O PDIC já teve lançadas, entre outubro e novembro, as rotas de crescimento para os segmentos de metalurgia e metalmecânica, em Joinville, e tecnologia da informação e comunicação, na Capital. Para os próximos meses, estão previstas ainda as conclusões dos trabalhos sobre os ramos de móveis e madeira, agroalimentar, celulose e papel, meio ambiente, bens de capital e turismo.

Histórico - Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan, tem início a terceira etapa do PDIC 2022.

A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.