Mais de 200 participam de eventos da FIESC e ACI com a imprensa regional

Encontros foram realizados em Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó para debater desafios e oportunidades do jornalismo regional

Florianópolis 04.9.2015 – Mais de 200 profissionais de imprensa e empresários participaram dos encontros com a imprensa regional promovidos pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) nas cidades de Blumenau, Joinville, Criciúma e Chapecó. Realizados entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro, os eventos tiveram debates sobre os desafios do jornalismo e o papel da imprensa em cada região. O objetivo da FIESC com a iniciativa foi o de promover a integração das entidades da FIESC (SESI, SENAI, IEL e CIESC) com os jornalistas e empresas de comunicação.

As fotos dos eventos estão no Flickr da FIESC (clique aqui para acessar)

Nos quatro eventos, as discussões foram estimuladas por exposições iniciais e com ampla contribuição dos demais participantes. Em Blumenau, no dia 25 de agosto, os debatedores foram Moacir Pereira (do grupo RBS), Alexandre Gonçalves (RIC Blumenau), Carlos Alberto Ross (CBN Blumenau/Rede Fronteira), Francisco Fresard (Jornal de Santa Catarina) e Paulo Cesar da Silva (Rádio Nereu Ramos). Moacir Pereira também participou dos encontros em Joinville – dia 27 de agosto, ao lado de , Cláudio Loetz (A Notícia), Luiz Veríssimo (Notícias do Dia) e Vandré Kramer (Notícias do Dia) – e Chapecó – dia 4 de setembro, com Alfredo Lang (Rádio Super Condá), Diana Bordin (RIC), Gilmar Fochessato (RBS) e Sônia Giaretta (Diário do Iguaçu). Em Criciúma, dia 1º de setembro, os debates foram provocados por Cláudio Prisco (SBT-SC), Adelor Lessa (Jornal A Tribuna e Rádio Som Maior), João Paulo Messer (Jornal da Manhã e Rádio Monte Carlo) e Karina Manarin (Diário de Notícias).

Nos debates, foram levantados os desafios da imprensa diante das novas tecnologias, em especial as digitais, que promovem o fluxo instantâneo da informação. Uma das conclusões foi a de que, apesar do crescimento das redes sociais e da pressão por agilidade na divulgação das notícias, a qualidade e credibilidade do conteúdo jornalístico produzido pelos ditos veículos tradicionais será o diferencial que os manterá fundamentais para a comunicação. Também foram discutidas as especificidades da abordagem regional e local do jornalismo.

Além dos presidentes dos sindicatos de indústria, diretores das entidades da FIESC e seus vice-presidentes regionais, os encontros também tiveram a presença do presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Ademir Arnon, e dos diretores regionais da entidade.

FIESC Imprensa
Ivonei José Fazzioni