Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Vendas da indústria acumulam queda de 2,3% no primeiro semestre

Pesquisa da FIESC mostra que no período houve redução nas horas trabalhadas na produção, na massa salarial real e na capacidade produtiva das fábricas

 

Florianópolis, 2.8.2017 – As vendas reais da indústria catarinense acumulam queda de 2,3% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2016, mostra pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), divulgada nesta quarta-feira (2). No mesmo período, as horas trabalhadas na produção reduziram 1,35% e a massa salarial real recuou 2,09%. Clique aqui e veja os dados completos

Os setores que aumentaram o faturamento no período foram equipamentos de informática e produtos eletrônicos (13,2%), produtos alimentícios (3,9%), celulose e papel (2,6%) e móveis (1,4%). Entre os que tiveram desempenho negativo estão os segmentos de borracha e material plástico (11%), bebidas (9,8%) e máquinas e equipamentos (8,7%). 

No mês, houve crescimento de 4,84% da massa salarial e no acumulado do ano, a massa salarial se tornou menos negativa (era de -3,4% até maio e passa a ser de -2,1% em junho).

Dados nacionais: No Brasil, os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que, mesmo com as oscilações registradas nos últimos meses, os indicadores de atividade e de mercado de trabalho do primeiro semestre continuam abaixo dos verificados em 2016. De janeiro a junho, o faturamento da indústria caiu 5,9%, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,3%, o emprego teve queda de 3,9%, e a massa real de salários encolheu 3,5% em relação a igual período do ano passado. Na mesma base de comparação, o rendimento médio real do trabalhador subiu 0,5%, especialmente por causa da queda da inflação.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.