SENAI Blumenau entrega casa sustentável, com tecnologia italiana

O projeto é uma parceria entre FIESC, SENAI, instituto italiano Habitech, FURB e Sinduscon Blumenau

Florianópolis, 11.04.2017 – O SENAI Blumenau, entidade da FIESC, entregou, no dia 6, uma casa de tecnologia italiana com ênfase em sustentabilidade e inovação. Localizada em uma área construída de 200m² no Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental, em Blumenau, o projeto da Casa Habitech-Itália é uma parceria com o instituto italiano Habitech, a FURB e o Sinduscon Blumenau.

A montagem do protótipo, durante o mês de fevereiro, foi realizada por 16 técnicos da Habitech Trento e aprendizes locais. A atividade durou 13 dias, três dos quais para a montagem da estrutura e 10 para os acabamentos.

No ato da inauguração, o primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que “a casa é uma realidade que vai trazer benefícios a todas as entidades envolvidas”. O presidente do Instituto Habitech, Marco Predi, disse estar entusiasmado e emocionado pela dedicação à ideia, que começou a ser desenhada há aproximadamente três anos, e agora se concretizou.

Segundo o vice-presidente do Sinduscon, Amauri Alberto Buzzi, que esteve à frente do projeto desde o início, a Casa Habitech é inovadora, com uma maneira diferente de construir, pensando principalmente na sustentabilidade do projeto.

Projeto

A casa, de alto padrão, construção modular em madeira X-Lam, foi toda erguida com painéis pré-moldados em madeira renovável - tão resistentes quanto a alvenaria. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo instituto italiano Habitech Trento, que escolheu Blumenau para receber o primeiro protótipo desse tipo de construção nas Américas, em virtude de um trabalho articulado pelo Sistema FIESC e Sinduscon. O espaço vai funcionar como um laboratório destinado aos estudos e pesquisas de estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da região, de empresas associadas ao Sinduscon e de estudantes de cursos técnicos do SENAI e da FURB. Profissionais, técnicos e alunos de arquitetura e engenharia vão poder estudar de que forma as empresas locais podem desenvolver e implantar esse sistema no País.

Com o conceito “greenbuild bussines” - construções de baixo impacto ambiental, alto conforto e produtoras de energia, o projeto traz o modelo de construção a seco, que dispensa o uso de água, o que também diminui o impacto ambiental. Os painéis pré-moldados garantem uma execução muito mais rápida dos trabalhos, reduzindo custos com mão de obra. A cobertura tem painéis fotovoltaicos, tornando o imóvel autossuficiente na geração de energia elétrica. Tal tecnologia também pode ser utilizada na edificação de prédios. Com a estrutura toda em madeira, a casa resiste ao tempo e conta com tecnologia avançada, para captação de energia solar e controle de temperatura.

A proposta do projeto é quebrar o paradigma de que casas de madeiras são ultrapassadas e inserir um novo formato de construção, onde o material e seus conceitos agregados são fundamentais.

Parceria

A parceria com a Habitech iniciou em 2013 e o projeto foi uma doação da entidade italiana, formada por um grupo de empresas da região ligadas ao setor e em parceria com a Universidade de Trento. O projeto foi instalado no Bairro Escola Agrícola, em um terreno cedido pelo Sistema FIESC e pelo SENAI.

Habitech

A Habitech é um Distribuidor de Valor Agregado de produtos de entretenimento doméstico e automação residencial. Com o projeto, o objetivo da Habitech é trazer novas tecnologias para o continente e expandir o mercado. Em sua cidade de origem, uma casa como essa representa economia média de 14%, se comparada com o custo de construções convencionais, somando se a isso a economia energética.

Com informações da Presse Comunicação Empresarial

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina