Jovem de Lages celebra 18 anos durante a Olimpíada do Conhecimento, em Minas Gerais

Luan é competidor da Olimpíada do Conhecimento e sempre conta com a presença dos pais em momentos importantes da sua vida

Belo Horizonte, 06.9.2014 - O catarinense Luan Costa dos Santos, completou 18 anos neste sábado, dia 6, e ganhou uma festa nem tão surpresa da delegação catarinense e dos pais que vieram prestigiá-lo durante a Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG). "Eu estava imaginando que teria alguma coisa", comentou Luan, ao apagar as velas do seu aniversário no final da prova de eletricidade industrial, da qual ele é competidor.

Natural de Lages, o jovem afirmou estar aliviado com o fim da competição. "O sentimento é de missão cumprida, mesmo com alguns problemas que ocorreram durante a prova", disse. "O caminho está praticamente traçado e agora é só continuar a me aperfeiçoar", acrescentou.

Os pais de Luan acompanham desde cedo o desempenho escolar do filho. A mãe, a administradora escolar Elaine Costa, conta que, desde o ensino básico, ela tinha o hábito de acompanhar o desempenho do filho. "Acho que hoje a educação não é feita só pela instituição de ensino, a família é um ícone importante nesse processo. A gente participa dialogando com ele", diz.

Francisco dos Santos, pai de Luan, ressalta que as decisões do filho não sofreram interferência deles. "Hoje ele cursa engenharia elétrica e está na profissão que gosta. Quem escolheu o caminho até agora foi o Luan", afirma o pai que participa ainda mais da vida do filho desde que se aposentou na carreira de professor.

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é tema de campanha do Movimento A Indústria Pela Educação, da FIESC. Estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem. Isso é o que mostra um estudo realizado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A campanha da FIESC está mobilizando mais de 200 mil trabalhadores de indústrias atendidas pelas entidades da Federação por meio de intervenções como ginástica laboral, cursos de formação, restaurantes funcionais, atividades recreativas, etc.

A Olimpíada

Em sua 8ª edição, a Olimpíada do Conhecimento é realizada entre 3 e 6 de setembro, no Expominas, onde são esperados mais de 300 mil visitantes. Os competidores disputam em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, serviços e agropecuária. Durante os quatro dias, os concorrentes, alunos do SENAI, Senac e Institutos Federais de Tecnologia, realizam tarefas semelhantes às que teriam em nas empresas.

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC